Título: TUCANO PODERÁ USAR IMAGENS DO DINHEIRO APREENDIDO NA CAMPANHA
Autor: Maiá Menezes e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 03/10/2006, O País, p. 5

Programas de Alckmin devem ter formato jornalístico e vão abordar o dossiê

SÃO PAULO. O comando de campanha do PSDB não descarta usar logo no início do horário eleitoral gratuito do segundo turno as imagens do R$1,75 milhão apreendido com petistas que negociavam a compra de um dossiê contra os tucanos. As imagens foram divulgadas à imprensa por um delegado da Polícia Federal. O publicitário Luiz Gonzalez, responsável pelos programas de rádio e TV da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência, disse que o partido usará todos os recursos disponíveis para chegar à vitória.

- Vamos usar o que pudermos, mas de forma responsável. É claro que não vamos descartar (o uso das imagens). Vamos ter hoje (ontem) uma reunião em Brasília para discutir a estratégia da campanha - disse Gonzalez, que deverá deixar de lado a apresentação da biografia de Alckmin, um dos temas recorrentes nos programas do primeiro turno.

PT terá de explicar o dossiê, diz Sérgio Guerra

O GLOBO apurou que o comando de comunicação pretende, nos próximos dias, explorar o formato jornalístico nos programas. Serão exibidas novas "reportagens" em que Alckmin faz o papel de repórter para mostrar as falhas do governo Lula. Na primeira rodada da eleição, o candidato foi ao Sul do país para mostrar a falta de fiscalização nas fronteiras. Também exibiu a precariedade de uma rodovia federal no Maranhão, toda esburacada.

- Vamos escancarar tudo o que o governo prometeu fazer e não fez. Agora é o tudo ou nada - disse Edson Aparecido, líder do governo paulista na Assembléia e um dos coordenadores da campanha de Alckmin no estado.

O episódio do dossiê deve ser usado à exaustão nos programas, embora os tucanos minimizem os efeitos positivos provocados pelo escândalo na campanha de Geraldo Alckmin. Para o coordenador nacional da campanha, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o escândalo vai ser utilizado "na medida da responsabilidade".

- Esse não é um problema nosso. É do PT, é do governo. E são eles que vão ter que responder nesses próximos dias de onde veio o dinheiro que pagou pelo dossiê. Nós vamos perguntar (na campanha) e eles vão ter que responder - disse Guerra.

Já é dado como certo que a prioridade da campanha tucana no segundo turno será uma agenda mais intensiva nas cidades do Nordeste.

- Vamos principalmente para as regiões onde a curva do Geraldo nas pesquisas é ascendente. Temos ainda muito potencial no Norte e no Nordeste - avaliou Guerra, que ontem discutiu a portas fechadas, no Instituto Teotônio Vilela, em São Paulo, as primeiras linhas de ação para o embate com o presidente e candidato do PT à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva.

Programa de governo será detalhado na TV

Responsável pelo programa de governo do PSDB, José Carlos Meirelles disse que o candidato tucano também deve reforçar ponto a ponto cada uma de suas propostas, pouco exploradas na TV. O programa tucano só foi divulgado faltando duas semanas da eleição em primeiro turno.

Perguntado sobre qual a primeira cidade que deverá ser visitada nesta semana, Geraldo Alckmin mostrou que seguirá à risca a orientação da cúpula do partido.

- Vamos esperar a reunião de hoje (ontem) para definir os próximos passos - disse ele, antes de embarcar para Brasília. (F.F. e M.M.)