Título: Cabral só perdeu de Frossard no Rio e em Niterói
Autor: Rogério Daflon/Elenilce Bottari/Cássio Bruno
Fonte: O Globo, 03/10/2006, O País, p. 12

No estado, Lula venceu em 70 dos 92 municípios, inclusive na capital; Alckmin dominou na Região Serrana

Esmiuçado nos votos de seus 92 municípios, o Estado do Rio exibiu tendências distintas nas urnas. Nas eleições para governador, houve uma divisão clara entre a capital e Niterói, que deram a vitória a Denise Frossard (PPS), e todo o interior e demais cidades da Região Metropolitana, amplamente dominados por Sérgio Cabral (PMDB). Nas eleições presidenciais, o tucano Geraldo Alckmin surpreendeu ao derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 22 municípios do interior. Os números mais impressionantes, porém, são os de Heloísa Helena, do PSOL, que obteve 17,13% dos votos do eleitor fluminense, quase o triplo da fatia de sua votação nacional.

- O Rio é um estado bastante peculiar. No interior, ainda há um um efeito do Garotinho, herdado este ano pelo Cabral, e uma tradição mais de esquerda no voto para presidente. Aqui o pleito nacional tende a ser mais ideológico, dentro possível, e mais programático no plano estadual - diz o cientista político da Fundação Getúlio Vargas Marcelo Simas.

Crivella venceu Frossard em 44 municípios

Denise Frossard perdeu de Marcelo Crivella, do PRB, em 45 municípios, pouco menos da metade do total. Ela só garantiu sua vaga no segundo turno graças ao ótimo desempenho na capital e em Niterói. No Rio, obteve 1.116.843 votos, mais do que o dobro do senador, e em Niterói, somou 95.105, quase o triplo de Marcelo Crivella.

Além de vencer em todos os municípios do interior, Cabral confirmou o seu favoritismo ao dominar importantes colégios eleitorais da Região Metropolitana, como os de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Em Campos, maior reduto eleitoral de seu aliado e ex-governador Anthony Garotinho, o peemedebista conseguiu uma de suas vitórias mais folgadas: 92.359 votos, contra 62.932 de Crivella e 44.915 de Frossard.

Para Cabral, a vitória de Denise Frossard na capital e em Niterói se deu, principalmente, por causa de uma "pulverização de candidatos", como Vladimir Palmeira (PT), Eduardo Paes (PSDB) e Milton Temer (PSOL).

- Esses candidatos também têm uma votação expressiva na cidade do Rio - justificou Cabral, que somou 1.101.121 votos na capital.

Heloísa Helena superou Alckmin em Nilópolis

A boa aceitação do povo fluminense à candidatura de Heloísa Helena se mostrou mais evidente em Nilópolis. Ali, a senadora conseguiu tirar o segundo lugar de Alckmin: 19.592 votos contra 18.952 do tucano. Lula venceu no município com 49.844.

- O Rio tornou-se um lugar importante para o PSOL com a presença de políticos como o Chico Alencar e o Babá - diz o cientista político do Iuperj Marcus Figueiredo.

No Estado do Rio, Alckmin teve seu melhor desempenho na Região Serrana. Ali, Alckmin venceu em nove dos 14 municípios, inclusive nos três de maior colégio eleitoral: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Os outros foram Bom Jardim, Cantagalo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Sumidouro. O tucano venceu ainda em cidades como Paraíba do Sul, Paraty, Pati do Alferes e Vassouras.

Em compensação, Lula dominou toda a Região Metropolitana e do Médio Paraíba. A região mais equilibrada foi o Centro-Sul, em que o petista e o tucano ficaram com cinco municípios cada.

COLABOROU Cássio Bruno.