Título: AUTORIDADES DA ÁREA DE SEGURANÇA NA BANCADA DO RIO EM BRASÍLIA
Autor: Paulo Marqueiro
Fonte: O Globo, 03/10/2006, O País, p. 19

Ex-secretário do governo Rosinha conquista uma vaga pelo PMDB

Aparentemente, parece tratar-se de uma tropa de choque do Rio em Brasília. Entre os 46 deputados federais eleitos domingo no estado estão pessoas ligadas à área de segurança. Com mais de 70 mil votos, Marcelo Itagiba, ex-superintendente da Polícia Federal no Rio e secretário estadual de Segurança durante o governo Rosinha Garotinho, por exemplo, conquistou uma cadeira na Câmara de Deputados pelo PMDB de Anthony Garotinho. Foi o sétimo mais votado do partido, que elegeu dez deputados.

Inspetora Marina Maggessi representará Rio em Brasília

A inspetora da Polícia Civil Marina Maggessi, chefe de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), vai representar o Rio em Brasília na próxima legislatura. Ela ganhou destaque ao coordenar as investigações que levaram à prisão o traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes . Marina foi a deputada mais votada do PPS, que elegeu ainda Neilton Mulim e Leandro Sampaio. Atualmente, o partido é representado em Brasília pela juíza Denise Frossard, que ganhou projeção quando ordenou a prisão dos chefões do bicho no Rio.

A bancada da segurança poderia ser ainda maior se alguns candidatos tivessem tido desempenho melhor nas urnas. Josias Quintal, que foi secretário estadual de Segurança durante o governo de Anthony Garotinho, concorreu a uma vaga de deputado federal pelo PSB. Foi o quarto mais votado do partido, com 36.938 votos, mas não conseguiu se reeleger. O PSB fez apenas um deputado federal: Alexandre Cardoso.

Outro xerife da área de segurança que não conseguiu o carimbar a passagem para Brasília é o delegado Zaqueu Teixeira, chefe de Polícia Civil durante o governo de Benedita da Silva. Zaqueu foi o oitavo candidato mais votado do PT, que elegeu seis parlamentares. Ele ficou atrás do deputado Antonio Carlos Biscaia, que também não conseguiu se eleger.