Título: Câmara tem a menor renovação em 12 anos
Autor: Ilimar Franco/Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 03/10/2006, O País, p. 22

PMDB elege 89 deputados e terá a maior bancada; PFL tem, por enquanto, o maior número de senadores

BRASÍLIA.A nova Câmara dos Deputados a partir de fevereiro de 2007 não é tão nova assim: mais da metade dos atuais parlamentares conseguiu se reeleger. Mesmo com escândalos de corrupção envolvendo mais de uma centena de deputados, a renovação dos quadros ficou em 46%, o mais baixo dos últimos anos e confirma uma trajetória de queda. A renovação é menor que a de 2002 (49.9%); de 1998 (50,7%); e de 1994 (58%).

A composição das bancadas também não dará maioria absoluta a nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno da corrida presidencial. Seja quem for o eleito, a negociação entre Executivo e Legislativo precisará ser intensa.

- Temos uma certeza: o próximo governo será menos petista que o atual se Lula se reeleger ou menos tucano que o de Fernando Henrique, se Alckmin se consagrar nas urnas - afirmou Antônio Augusto Queiroz, cientista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Ele acredita que além da negociação prévia para grandes apoios, o novo presidente terá de negociar muito com o Congresso a cada votação.

- Haverá um grupo de 200 deputados de quatro partidos - PMDB, PP, PTB e PL - que estará na próxima base governista seja quem for o eleito, mas eles saberão negociar essa participação - diz Queiroz.

Parlamentares vão mudar de partidos depois do 2º turno

Os resultados das urnas não alteraram o equilíbrio de forças atualmente existente na Casa. O PMDB, que será o maior partido em 2007, ganhou 11 deputados, chegando a 89. O PT ganhou mais dois e terá 83 parlamentares. O PFL terá o mesmo tamanho - 65 deputados - e o PSDB cresceu em quatro representantes, atingindo 65.

Esses números tendem a mudar. De acordo com o cientista político Murilo Araguão, da consultoria Arko-Advice, muitos parlamentares devem migrar de legenda após o segundo turno porque haverá cooptação de partidos que querem garantir boa posição no futuro governo. Algumas legendas também vão tentar aumentar o número de deputados para ultrapassar a cláusula de desempenho.

No Senado, a definição sobre a maior bancada terá que o segundo nos estados. Neste momento, o PFL está na frente, sendo a maior bancada com 18 senadores, um a mais que a bancada do PMDB. O PFL foi o partido que mais senadores elegeu (seis) no domingo. Depois vieram o PSDB (cinco), ficando com uma bancada de 14 senadores a partir de fevereiro de 2007; e o PMDB que elegeu quatro senadores.

Para o PFL manter a condição de maior bancada tem que torcer pela derrota da senadora Roseana Sarney (PFL) que foi a mais votada no primeiro turno no Maranhão. Se Roseana eleger-se quem assume é Mauro Fecury, do PMDB. Nesse caso o PMDB terá 18 senadores e será a maior bancada. O PFL ficará com 17 senadores.

O PSDB pode aumentar sua bancada para 15 senadores caso Garibaldi Alves (PMDB) seja eleito governador do Rio Grande do Norte porque seu suplente é o tucano João Faustino. Mas o partido correm o risco de perder um senador caso o governador Luiz Henrique (PMDB) seja reeleito em Santa Catarina. O seu vice é o senador Leonel Pavan (PSDB), que tem Neuto de Conto (PMDB) como suplente.

Se o senador José Maranhão (PMDB) vencer as eleições da Paraíba, o partido perde uma cadeira para o PRB. Já o PT pode perder uma cadeira para o PSOL se a senadora Ana Julia Carepa (PT) vencer o segundo turno das eleições no Pará.