Título: CAIXA-PRETA É ENCONTRADA
Autor: Regina Alvarez, Bernardode la Peña e Martha Beck
Fonte: O Globo, 03/10/2006, O País, p. 24

Setenta e cinco militares continuam trabalhando no resgate de corpos

PEIXOTO DE AZEVEDO (MT). A Aeronáutica conseguiu localizar ontem a caixa-preta do Boeing 737-800 da Gol que caiu na última sexta-feira no norte de Mato Grosso, após um choque com o jato Legacy fabricado pela Embraer e adquirido por uma empresa americana. A caixa-preta, que armazena todos os dados de voz dos pilotos e de funcionamento da aeronave, estava a cerca de 500 metros de onde foram localizados os dois primeiros corpos das vítimas do acidente.

A equipe de busca e resgate identificou o equipamento num vôo sobre a região. Os militares avistaram uma mancha cor de abóbora que poderia indicar o local onde estaria a cauda da aeronave, que traz a logomarca da empresa aérea. É na cauda que fica instalada a caixa-preta.

Ao chegar ao local indicado, a equipe de resgate encontrou o equipamento que contém as informações fundamentais para esclarecer as causas do acidente. Os dados armazenados na caixa-preta poderão indicar em que altitude estava o avião no momento do impacto e se havia defeito em algum equipamento. A caixa-preta arquiva ainda as conversas entre piloto e co-piloto e entre eles e a torre de controle.

Segundo a FAB, 75 militares da Aeronáutica e do Exército continuam trabalhando nas buscas dos corpos das vítimas. A FAB destacou uma aeronave R-99, cinco helicópteros (um CH-34 Puma, dois H-1H da FAB, um H-60 do Exército e um Esquilo da Polícia do Mato Grosso) e uma aeronave SC-95 Bandeirante.