Título: PSDB DO RIO DESCARTA JUNTAR-SE A PMDB
Autor: Bernardo de la Peña e Ludmilla de Lima
Fonte: O Globo, 04/10/2006, O País, p. 5
Tucanos procuram prefeito, aliado de Frossard, para tentar aliança
Depois de quatro horas e meia de reunião para decidir o apoio no segundo turno para o governado do Rio, a executiva regional do PSDB não chegou a um acordo ontem. Os tucanos afirmaram apenas que a prioridade será a candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência, descartando, assim , uma aproximação com o candidato Sérgio Cabral (PMDB), que confirmou dobradinha com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
¿ Acho que o Sérgio cometeu uma grande burrada de aderir à candidatura do Lula. ¿ disparou Eduardo Paes, quinto colocado na disputa estadual, não descartando a possibilidade de o PSDB ter uma posição neutra em relação à disputa entre o peemedebista e Denise Frossard (PPS).
Tasso Jereissati liga e deixa reunião tensa
A tensa reunião realizada na sede do PSDB, na Cinelândia, estava caminhando para uma definição de apoio a Cabral, mas voltou à estaca zero quando o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, ligou para o diretório pedindo aos tucanos que desistissem de Cabral e procurassem o prefeito Cesar Maia (PFL), aliado de Denise Frossard. À noite, a cúpula do PSDB carioca jantou com o pefelista.
O presidente regional do PSDB, Luiz Paulo Corrêa da Rocha afirmou, porém, que a decisão só sairá após conversa com direção nacional:
¿ Não chegamos a um consenso final. Em função disso, sobrestamos nossa decisão para que a gente possa ter mais 24 horas.
A aproximação do PSDB a Frossard não agradou o ex-prefeito de Caxias, José Camilo Zito, deputado estadual mais votado. Anteontem, ele se encontrou com Cabral e prometeu convencer os companheiros a aderirem a sua campanha no segundo turno.
¿ É uma candidatura que não me satisfaz. Ficarei neutro -¿ disse Zito.