Título: VÃO VER A CARA DO ACM¿
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 04/10/2006, O País, p. 8

Lula provoca senador, que promete troco no 2º turno

BRASÍLIA. Ao receber ontem o governador eleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula aproveitou para provocar o senador Antônio Carlos Magalhaães (PFL-BA). Disse aos fotógrafos:

¿ Agora vão lá no Senado fotografar o ACM para ver como está a cara dele.

O candidato de ACM na Bahia, o governador Paulo Souto, foi vencido por Wagner no primeiro turno. O PFL baiano também perdeu uma das vagas do Senado. Da tribuna, Antonio Carlos Magalhães culpou Lula pela derrota, dizendo que a liberação de recursos públicos provocou a virada na eleição. Disse que o governo petista será um fracasso:

¿ Continuarei lutando. Vossas Excelências verão o desastre que será o governo baiano e a volta triunfal do carlismo. O carlismo é uma legenda que não se apaga. Existe porque o povo quer, e se o povo quer, pode tudo.

A guerra entre Lula e ACM se acirrou na reta final da campanha. Lula, em Salvador, chamara Antonio Carlos de hamster, sem citar seu nome. Ontem, ACM prometeu troco:

¿ O presidente Lula foi vencedor. Não importa como. Jogando muito dinheiro do governo? Sim. Dinheiro da Petrobrás? Sim. Dinheiro dos ladrões que o cercam? Sim. Entretanto, Sua Excelência e seus correligionários achavam que ele seria eleito no primeiro turno. Não foi e tudo indica que não será no segundo.

Ele relembrou os escândalos do governo e fez um apelo aos nordestinos que garantiram vitória de Lula na região. Diante da súplica de do senador Eduardo Suplicy (PT) para que não fizesse ofensas pessoais, retrucou:

¿ Vossa Excelência pensa como eu, mas diz de maneira mais branda. O governo Lula chega! Cansou! Vai sair no dia 29 deste mês. Vamos ter novo presidente, Geraldo Alckmin.