Título: PTB VAI SE FUNDIR AO PSC E AO PAN
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 04/10/2006, O País, p. 14

União, costurada por Jefferson, fará partido superar cláusula de barreira

BRASÍLIA. Além dos sete partidos que alcançaram a cláusula de desempenho ¿ PMDB, PT, PFL, PSDB, PP, PSB e PDT ¿, fazendo 5% ou mais dos votos em todo o país para a Câmara, o PTB também vai entrar para o seleto grupo das legendas com direito às verbas do Fundo Partidário e a tempo de propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão.

Para cumprir a cláusula de barreira, o PTB, que teve cerca de 4,71% dos votos e elegeu 22 deputados, vai promover uma fusão com o PSC, que fez cerca de 1,87% dos votos e elegeu nove deputados, e com o PAN, que fez 0,28% dos votos. O novo PTB alcançará 6,86% dos votos, uma bancada de 30 deputados, e já tem de volta ao comando o ex-deputado Roberto Jefferson, cassado durante o escândalo do mensalão, depois de confessar ter recebido dinheiro do PT.

¿ Já está tudo acertadinho. Isso vai fortalecer o PTB e esses partidos também ¿ disse Jefferson.

Depois de estar no centro de uma das maiores crise políticas do país, o deputado cassado desde 26 de setembro reassumiu a presidência do PTB, da qual estava afastado desde 2005.

Fusão deve ser aprovada por PSC e PAN nesta semana

Jefferson está comandando diretamente a operação de fusão. Ainda nesta semana o PSC e o PAN farão convenções para aprovar a fusão. O PTB deverá fazer a sua convenção na próxima semana. Com esta operação, Jefferson pretende garantir ao PTB o direito a dois programas anuais de propaganda de 20 minutos na televisão em redes nacional e regionais. Os trabalhistas receberam este ano R$6 milhões do Fundo Partidário ¿ dinheiro que deixaria de receber se não cumprir a cláusula.

Em 2002, quando o PTB também não atingiu a cláusula, foi feita a incorporação do PSD para que isso ocorresse. Jefferson informou que não pretende se afastar mais da direção partidária.

¿ Reassumi o partido e vou ficar na presidência. Acertei isso com o Flávio Martinez (vice-presidente) e minha decisão, pelo que sei, foi bem recebida pelos companheiros ¿ afirmou Roberto Jefferson.

O PTB, que não fez coligação formal no primeiro turno das eleições presidenciais, não irá se posicionar no segundo turno. Os diretórios regionais e líderes do partido estão liberados para apoiar Lula ou Alckmin.

Ex-deputado declara voto em Geraldo Alckmin

Adotar uma decisão diferente agora, poderia colocar em risco o futuro partidário. O lema do partido é ¿nem a nem b, é PTB¿. Assim como o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, que aprova a reeleição do presidente Lula, Jefferson também tem candidato.

¿ Eu voto em Alckmin.

Partidos como o PSOL, de Heloísa Helena, o PV, o PPS e o PCdoB não cumpriram a cláusula de barreira. O PPS, por exemplo, elegeu dois governadores (de Rondônia e Mato Grosso), mas ficará sem direito ao dinheiro do Fundo Partidário.