Título: PP do Sul diz não a Lula
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 04/10/2006, O País, p. 15

FLORIANÓPOLIS. Fracassou ontem a tentativa da campanha do PT de formar uma frente com o PP no Sul do país, no segundo turno. Em Santa Catarina, não prosperou a proposta de troca de apoio entre Esperidião Amin (PP), candidato a governador, e Lula. O mesmo ocorreu no Rio Grande do Sul, onde os petistas tentaram sem sucesso o apoio do PP gaúcho, onde o petista e ex-ministro Olívio Dutra disputa o segundo turno das eleições.

O PT queria o apoio de Amin, que ficou em segundo lugar na disputa pelo governo catarinense, porque Luiz Henrique (PMDB), candidato à reeleição, é aliado do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). O candidato derrotado do PT ao governo, José Fritsch, conversou ontem d manhã com Amin, mas não houve acordo. O PT se propôs a trabalhar pela eleição de Amin em Santa Catarina, desde que ele apoiasse publicamente a reeleição de Lula. Mas Amin liberou o voto dos filiados do PP.

Em 2002, Santa Catarina foi o estado que proporcionalmente mais deu votos a Lula. No primeiro turno de 2006, essa situação se inverteu. Alckmin teve a maior percentagem de votos no país justamente em Santa Catarina, com 55% dos votos válidos, contra 33% de Lula.

No Rio Grande do Sul, segundo fontes de um dos partidos, o coordenador nacional da campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia, e o ministro Tarso Genro teriam procuraram o candidato derrotado do PP ao governo, e ex-ministro da Agricultura no governo Fernando Henrique, Francisco Turra, propondo adesão à candidatura do PT. Mas Turra também disse não a Lula.

(*) Especial para O GLOBO