Título: PROPAGANDA ELEITORAL DEVE COMEÇAR DIA 12
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 04/10/2006, O País, p. 15

Advogados de PT e PSDB fazem acordo para programas só serem iniciados semana que vem

BRASÍLIA. Os advogados do PT e do PSDB entraram ontem em acordo para começar a veicular o horário eleitoral gratuito do segundo turno da disputa presidencial no dia 12. De acordo com a legislação eleitoral, a propaganda em rádio e televisão pode ser iniciada 48 horas após a proclamação do resultado da apuração dos votos do primeiro turno, o que aconteceu anteontem à noite.

Os partidos negociaram um adiamento por recomendação dos coordenadores e publicitários de suas campanhas. Querem mais tempo para a produção dos novos programas e as novas estratégias de convencimento do eleitor.

A nova temporada do horário eleitoral será exibida diariamente, inclusive nos sábados e domingos, até o dia 27 ¿ sexta-feira antes da eleição. Nos dez estados onde haverá segundo turno para governador, a propaganda dos candidatos a presidente será veiculada antes das campanhas locais.

Serão duas apresentações diárias de dez minutos para cada candidato. Eles também terão, cada um, sete minutos e meio em inserções na programação das emissoras. No rádio, o horário eleitoral será veiculado às 7h e às 12h. Na televisão, às 13h e às 20h30m.

TSE não deve se opor à negociação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá de aprovar a data escolhida pelas legendas para legitimar o acordo firmado ontem. A expectativa é de que os ministros não se oponham à data, já que não existe qualquer impedimento legal para esse tipo de negociação. A legislação fixa o dia 16 como limite para o início da propaganda.

Apesar de adiado o início do horário eleitoral, a campanha nas ruas já está liberada. Também está permitida desde segunda-feira entrevistas e participação em deba