Título: PROTESTOS NA REDE
Autor: Joe Sharkey
Fonte: O Globo, 04/10/2006, O País, p. 19
Internautas criticam postura de jornalista sobre acidente
As declarações do jornalista do ¿New York Times¿ Joe Sharkey, que, em seu blog na internet, falou da ¿extrema preocupação¿ com a permanência no Brasil dos pilotos Joe Lepore e Jan Paladino e do executivo da empresa Excel Aire ¿ dona do Legacy da Embraer que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol ¿ deram origem a protestos no próprio site. Os americanos estão impedidos de deixar o país por causa das investigações sobre o acidente.
Num dos manifestos, o internauta, identificado apenas como Thiago, argumenta que o jornalista não analisou corretamente os fatos:
¿ Você mencionou que os americanos estão detidos no Brasil, enquanto, na verdade, eles foram convidados a ficar para contar sua versão sobre a lamentável situação em que estiveram envolvidos. Você deveria concentrar seus pensamentos e preces na vida daqueles 155 brasileiros que foram mortos.
Outro internauta, que se identifica como Hardi, de Amsterdã, diz que concorda com o protesto de Thiago. E afirma estar desapontado com os comentários do jornalista a respeito do acidente com o Boeing da Gol.
¿ Eu também estou surpreso que a sua primeira preocupação seja com os dois pilotos e o executivo a bordo do Legacy, enquanto a bordo do Gol estavam 155 passageiros ¿ afirma Hardi. ¿ Nós deveríamos nos concentrar nas investigações, para descobrir as causas do acidente. Os dois pilotos americanos e o executivo foram interrogados por autoridades brasileiras e convidados a colaborar para esclarecer o pior acidente da história da aviação brasileira.
Escrevendo em português, uma internauta que se identifica como Hilda se junta às críticas. Hilda diz que o desgaste causado pela permanência dos pilotos e do executivo não é nada comparado ao sofrimento das famílias. E conclui seu depoimento com a pergunta:
¿ E se fosse o contrário?
O jornalista do New York Times viajava a bordo do Legacy a convite da empresa Excel Aire, que comprou o avião da Embraer.