Título: DEMISSÕES NOS EUA PASSAM DE 100 MIL NO MÊS
Autor:
Fonte: O Globo, 04/10/2006, Economia, p. 34

Pesquisa mostra que cortes cresceram 54% em setembro

NOVA YORK. O mercado de trabalho americano mostrou sinais de fraqueza no mês passado, com o número de demissões anunciadas ultrapassando cem mil, de acordo com relatório divulgado ontem. Segundo a pesquisa, da consultoria Challenger, Gray & Christmas, as 100.315 demissões representam um aumento de 54% em relação a agosto, e de 40% na comparação com setembro do ano passado.

¿ A principal razão alegada para os cortes pelos empregadores foi a queda na demanda ¿ disse John A. Challenger, presidente da Challenger, Gray & Christmas, ao site CNNMoney. ¿ Nós, provavelmente, não veríamos cortes permanentes nos empregos se a redução na demanda fosse considerada temporária.

Apesar do aumento das demissões em setembro, as dispensas realizadas nos nove primeiros meses deste ano ainda estão 18% abaixo das registradas no mesmo período do ano passado.

A Challenger disse que a maioria dos cortes está concentrada no setor automotivo, com 33.745 demissões. Fornecedores de Ford, General Motors e DaimlerChrysler foram particularmente afetados.

O mês de setembro costuma marcar o início de cortes mais numerosos, segundo a consultoria. A Challenger destacou que não será surpresa se outros 30 mil cortes forem anunciados até o fim do ano. O índice de desemprego será divulgado sexta-feira