Título: PDT TENTA CASSAR REGISTRO DE PUDIM
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 4

Segundo deputado federal mais votado não pagou multas ao TRE-RJ

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode levar à cassação do registro, e conseqüentemente à perda do mandato, do deputado federal eleito pelo PMDB Geraldo Pudim. Usando o apoio do ex-governador Anthony Garotinho, ele foi o segundo mais votado no estado, com 272.457 votos, mas poderá não tomar posse porque não teria pagado uma multa eleitoral.

O PDT, partido do ex-prefeito de Campos Arnaldo Vianna, adversário de Pudim, havia pedido a impugnação da candidatura dele ao TRE-RJ por ele não ter pagado três multas impostas pela Justiça Eleitoral. Pudim teria parcelado duas das multas e o TRE-RJ considerou que o pagamento era suficiente para que o candidato concorresse.

Mas o PDT entrou com um recurso no TSE dizendo que não teve direito de ver as informações do processo. No dia 29 de setembro, o ministro Marcelo Ribeiro considerou que não foi dado direito de defesa ao PDT e determinou que o TRE julgue novamente o registro de Pudim. João Sad Junior, advogado do PDT, disse que já há entendimento do TSE de que quem não pagou a multa antes do registro não pode ser candidato:

¿ Caso ele seja condenado, perde o mandato. Mas o partido não perde os votos ¿ afirmou.

De acordo com o juiz Sérgio Ricardo de Arruda, responsável pelo registro no TRE-RJ, a decisão em nada afeta, por enquanto, o resultado. O processo retorna ao Rio para julgamento e a eleição de Pudim passa a estar sub-judice até o julgamento.