Título: CESAR MAIA ABANDONA CAMPANHA DE ALCKMIN E CHAMA CABRAL DE CORRUPTO
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 4

Prefeito diz que agora tucanos farão a campanha presidencial sozinhos

A aliança com o casal Garotinho deixou o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, sem o apoio do prefeito Cesar Maia, que, irritado, anunciou ontem seu afastamento da campanha do tucano. O motivo foi o fato de Alckmin ter posado para fotos com a governadora Rosinha e o marido, o ex-governador Anthony Garotinho, na terça-feira, em São Paulo. O pefelista avisou que, a partir de agora, só pedirá votos para a candidata do PPS ao governo do estado, Denise Frossard.

¿ Não podemos estar no miolo de uma campanha que começa completamente equivocada. Não dá para andar na rua com Rosinha e Garotinho. Se (Alckmin) andar na rua com os dois, vai receber vaias. Se houver tomates, é melhor que use capacete ¿ disse o prefeito, em entrevista coletiva no Palácio da Cidade.

Cesar também centrou fogo no candidato do PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral, que é apoiado por Garotinho e fechou aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa a reeleição pelo PT. O prefeito rebateu o novo discurso do peemedebista, que agora se apresenta como alternativa do ¿campo popular¿ contra o conservadorismo no estado.

¿ Só se for na geometria política da corrupção. A mulher do Silveirinha trabalhava no gabinete dele (Cabral). Que tipo de CPIs de achaque aconteceram na Alerj quando ele era presidente da Casa? Como alguém pode ser governador se participou direta ou indiretamente de esquemas de corrupção? Ele representa o que há de pior na política: o clientelismo e a conivência com a corrupção ¿ atacou.

Prefeito diz que Frossard pode lucrar com isolamento

Cesar também criticou a aproximação de Cabral com o candidato derrotado do PRB ao Palácio Guanabara, Marcelo Crivella. Durante a campanha, o prefeito chegou a anunciar um pacto de apoio recíproco entre Frossard e o bispo licenciado da Igreja Universal num eventual segundo turno contra o peemedebista.

¿ O movimento do Crivella nos ajuda. O que é o PRB? É a Igreja Universal. No primeiro turno, eles distribuíam panfletos dizendo que o Cabral era a favor do casamento de homossexuais e estava contra a Bíblia, contra Deus. O povo não é fantoche ¿ afirmou.

Exibindo mapas com a distribuição dos votos de Alckmin no estado, Cesar afirmou que o presidenciável já era forte no interior, onde o casal Garotinho detém mais influência. Segundo o prefeito, o tucano deveria ter investido nos eleitores da candidata derrotada do PSOL à Presidência, Heloísa Helena. Ela recebeu mais de 20% dos votos no Rio e em Niterói, onde a rejeição ao casal é maior e Frossard superou Cabral no primeiro turno.

O prefeito afirmou que Cabral não conseguirá herdar os votos recebidos por Vladimir Palmeira (PT) e Eduardo Paes (PSDB) no primeiro turno e disse acreditar que o isolamento pode beneficiar Frossard na disputa estadual.

¿ Muitas vezes, um fato desses gera repulsa e solidariedade com a candidata atingida ¿ argumentou.

Cesar disse que não dispensaria o apoio a Frossard do deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que apoiou Cabral no primeiro turno e rompeu com o peemedebista após a aliança com Lula. Mas com ressalvas:

¿ O voto é sempre bem-vindo. A foto depende das circunstâncias.