Título: FH: `PERGUNTE A LULA SE RECUSA O VOTO DE COLLOR¿
Autor: Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 5

Ex-presidente diz que não foi consultado sobre Garotinho levar apoio a Alckmin, mas afirma: `Voto você não recusa¿

SÃO PAULO.O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso respondeu com uma provocação às perguntas de jornalistas sobre o apoio do ex-governador Anthony Garotinho e da governadora Rosinha, ambos do PMDB, ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Fernando Henrique afirmou que voto não se recusa e lançou uma provocação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT:

¿ Voto você não recusa. Outra questão é fazer uma coligação política. Agora voto... Vá perguntar ao presidente Lula se ele vai recusar o voto do Collor ¿ disse Fernando Henrique, que se reuniu à tarde com Alckmin e também o governador eleito de São Paulo, José Serra, em seu escritório.

Em entrevista na última segunda-feira, Lula dissera que Collor, que voltará agora ao Congresso como senador, depois de recuperar seus direitos políticos, poderia fazer um trabalho ¿excepcional¿ no Senado. O ex-presidente já havia declarado apoio a Lula.

Ex-presidente evita opinar sobre reação de Cesar Maia

Fernando Henrique disse que não foi consultado antes da declaração de apoio do casal Garotinho à candidatura de Alckmin e tentou minimizar a importância da situação, afirmando que as articulações políticas pouco influenciam no segundo turno das eleições.

¿ Neste momento, eu vou dizer isso com toda tranqüilidade: as articulações políticas têm um peso muito pequeno no segundo turno. Minha opinião verdadeira é esta, e eu não estou criticando quem busca (apoio) não. Mas acho que a busca de apoio aqui e ali não é decisiva. E o que está em jogo não é saber quem apóia, é saber se queremos manter a situação atual, com um governo que propiciou tantos escândalos, não explica nada claramente e joga tudo em uma nuvem de fumaça, ou queremos um Brasil mais decente. É esta a decisão ¿ disse Fernando Henrique.

Evitando colocar ¿fogo no palheiro¿ do PMDB do Rio, Fernando Henrique também preferiu não comentar as declarações do prefeito Cesar Maia (PFL), para quem a aliança com Garotinho ¿desmonta o discurso ético de Alckmin¿.

¿ Cesar Maia é do Rio, não quero discutir a política carioca ¿ desconversou o ex-presidente.

Para tucano, PT quer confundir com números

Fernando Henrique disse que não teme a estratégia de campanha do PT para o segundo turno das eleições, de traçar um comparativo entre seu governo e o de Lula, mas ressaltou que são momentos diferentes e que os petistas podem ¿causar confusão¿ ao fazerem a comparação.

¿ Eu não tenho nenhum problema com comparação, mas eles vão fazer confusão. São momentos diferentes. Você tem em cada momento da História que resolver certas questões, contextos nacionais e internacionais diferentes. Uma comparação falseia, é só para atrapalhar. E é muito fácil distorcer números. Acabei de ver na internet números absolutamente fantasiosos para fazer comparação na Lua ¿ ironizou Fernando Henrique.

(*) Do Globo Online, especial para O GLOBO