Título: CABRAL: `GAROTINHO É QUEM TEM QUE EXPLICAR¿
Autor: Ludmilla de Lima
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 9

Candidato evita polemizar com o ex-governador e diz que reação da adversária Denise Frossard é destemperada

O candidato a governador Sérgio Cabral, do PMDB, evitou ontem responder se aprova o fato de o ex-governador Anthony Garotinho distribuir material de campanha com propaganda sua e do candidato a presidente Geraldo Alckmin, do PSDB. Cabral foi perguntado sobre a declaração de Garotinho justamente quando encontrava o prefeito petista de Niterói, Godofredo Pinto. A notícia sobre a campanha conjunta com o tucano causou constrangimento, já que um dia antes o peemedebista confirmou que estará ao lado do presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, no segundo turno.

¿ Não é questão de consentimento. Quem tem que explicar isso é quem está confeccionando o material ¿ se limitou a dizer sobre o ex-governador.

Cabral passou a manhã também respondendo à chuva de críticas da adversária Denise Frossard (PPS) e do prefeito do Rio, Cesar Maia. Sobre Frossard, que disse que o apoio de Garotinho a Alckmin ¿ até então seu aliado ¿ poderia ser uma manobra para prejudicá-la, Cabral afirmou que a adversária é ¿atormentada por fantasmas¿:

¿ As reações destemperadas da deputada são um problema dela. Não tenho nada a ver com isso ¿ disse ainda.

Apesar das respostas vagas sobre os ataques, não faltaram alfinetadas contra Cesar Maia, que chegou a dizer que Cabral representa o que há de pior na política do Rio. Falando como se já estivesse com a eleição garantida, o candidato do PMDB disse que vai visitá-lo quando chegar ao Palácio Guanabara:

¿ O prefeito eu vou visitá-lo depois de ganhar a eleição. O que pesa ter o prefeito esse tipo de indelicadeza é que ele é o prefeito da cidade do Rio. E a população merece que o governador e o prefeito sentem para tratar dos assuntos da cidade.

Prefeito de Niterói promete votos a Cabral

Um dia após confirmar a aliança com o PT do presidente Lula neste segundo turno, o candidato a governador Sérgio Cabral, do PMDB, foi recebido ontem pelo prefeito petista de NIterói, Godofredo Pinto, um dos municípios onde o peemedebista teve desempenho mais fraco no estado. Godofredo disse a Cabral que fará campanha forte na cidade por meio da militância do PT, inclusive com distribuição de material de propaganda em que o prefeito pedirá votos para o senador. O peemedebista terminou o primeiro turno no município em terceiro lugar.

A moeda de troca foi o empenho de Cabral no Senado para que, ainda este ano, seja aprovado um empréstimo junto ao BID no valor de US$52 milhões.