Título: CIRO: `MERECEMOS PARTE DO SUSTO QUE LEVAMOS¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 13

Ex-ministro acusa tucanos aliados de Serra de armar cilada para `aprendizes de mafiosos¿ do PTpaulista

BRASÍLIA. Após mais uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB), eleito deputado pelo Ceará, disse ontem que a campanha da reeleição mereceu o susto de não sair vitoriosa no primeiro turno e que agora é preciso ter mais humildade. Numa clara tentativa de desviar de Lula o foco do escândalo do dossiê, Ciro acusou o PSDB de São Paulo e do governador eleito José Serra de preparar uma cilada para os ¿aprendizes de mafiosos do PT paulista¿.

Ex-ministro inocenta Serra de ligação com sanguessugas

Na tentativa de compra do dossiê, os petistas foram presos pela Polícia Federal com R$1,7 milhão. Ciro disse que os petistas ¿caíram de quatro patas¿ no esquema. Mas, ao mesmo tempo em que acusou o PSDB paulista de estar por trás do oferecimento do dossiê ao PT, Ciro disse que Serra é inocente das acusações de envolvimento com a máfia dos sanguessugas:

¿ Parte do susto que estamos levando, merecemos, porque companheiros pareciam estar de salto alto, pareciam menosprezar certas questões e se deram ao luxo de operar à margem da lei. Nunca ninguém deliberou, em reunião nenhuma, que a patuscada paulista fosse acontecer. Aprendemos a lição, mas, por favor, a punição, além do susto político que levamos, não pode ser contra o Brasil.

Sem apresentar provas, Ciro disse que pessoas da campanha do PSDB paulista ¿montaram¿ o dossiê. Mais uma vez fez outra ressalva: que a campanha do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, não participara da suposta armadilha.

¿ Conheço a prática do Serra. Montaram eles próprios o dossiê e procuraram os aprendizes de mafiosos do PT de São Paulo, que tentaram curar sua absoluta falta de votos (no candidato ao governo paulista Aloízio Mercadante) com uma falta de escrúpulo de pseudo-mafiosos e achando que tinham achado o caminho do paraíso. E, na mesma hora, a Polícia Federal prendeu. Acho que foi a campanha do PSDB de São Paulo, local, não a campanha do Alckmin ¿ disse Ciro, ironizando o PT:

¿ E eles (petistas) caíram de quatro patas, idiotas e irresponsáveis. Caíram de quatro patas! É um encontro de mafiosos da política provinciana de São Paulo.

Questionado sobre o fato de petistas terem sido presos com dinheiro que compraria o dossiê, Ciro ficou irritado e disse que não estava justificando a atitude dos detidos:

¿ A delegacia de polícia é um local para resolver isso. Seja qual for o símbolo: tucano ou estrelinha. Todos deveriam pegar uns 30 dias de cadeia, porque a pilantragem é desse tamaninho. É coisa de punguista ¿ disse, sem responder se o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, seria um dos aprendizes.

Ciro disse que Serra não estava envolvido com as irregularidades das ambulâncias:

¿ Sabem da minha crítica azeda a ele, mas não creio que Serra estivesse envolvido em propina de R$3 mil para ambulância. Eles montaram o dossiê que, afinal de contas, não têm nada de mais.

Ciro disse ainda que Lula está pronto para fazer um debate ético com o PSDB e se irritou ao ser lembrado que senador Jader Barbalho (PMDB-PA) ¿ agora aliado de Lula ¿ foi investigado no caso da Sudam.

¿ Todos devem ser investigados. Mas quem tem atrás de si uma esteira de podridão deve ter muita moderação e cautela em atirar esse assunto no seu oponente. Que Lula seja respeitado como homem decente, como respeitamos o doutor Geraldo Alckmin como homem decente ¿ disse Ciro.