Título: CASO DOSSIÊ: FRATESCHI DEFENDE PETISTAS
Autor: Chico de Gois e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 16

Fizeram essa bobagem porque sentiram pressão muito grande¿, diz o presidente do PT-SP

SÃO PAULO. Substituído na coordenação da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo pela ex-prefeita Marta Suplicy, o presidente do diretório regional do PT, Paulo Frateschi, saiu em defesa ontem dos petistas que procuraram comprar dos Vedoin o dossiê contra os tucanos e divergiu de Lula, que, em entrevista a rádios, classificou de "aloprados" os petistas que se envolveram com a negociata. Para Frateschi, o objetivo da ação dos companheiros era de ¿auto-defesa¿.

¿ Não sou destes, como Lula, que tratou de uma maneira muito pesada, chamando de tiro no pé, de aloprados (os envolvidos) -- disse Frateschi, lembrando que os petistas suspeitos de envolvimento no caso têm história no partido.

¿ Eu os conheço, não fizeram por mal¿

Entre os envolvidos estão o ex-secretário do Trabalho e amigo de Lula Oswaldo Bargas, o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso, o ex-diretor do Banco do Estado de Santa Catarina e churrasqueiro de Lula Jorge Lorenzetti e o ex-coordenador de comunicação da campanha de Aloizio Mercadante Hamilton Lacerda.

¿ Claro que o PT está magoado, mas são pessoas que são do PT, têm história dentro do partido, e acredito que fizeram a bobagem que fizeram porque sentiram uma pressão muito grande ¿ avaliou Frateschi.

¿ O pessoal agiu mal, mas não são venais e eu não concordo com essa coisa de chamá-los de bandidos. Eu os conheço, convivi com eles. Não fizeram por mal. Fizeram porque chegaram num nível de pressão que os levou a errarem.

O presidente do diretório estadual do PT disse também que não estava magoado por Lula o haver substituído na coordenação da campanha presidencial no segundo turno. A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, assumiu o comando das ações em São Paulo, onde o PT sofreu grande derrota:

¿ O partido tem de se manifestar e eu me sinto extremamente confortável neste caso -¿ declarou, reconhecendo, porém, que a situação não é boa.

¿ É claro que a situação não é boa para nós e para o PT como um todo e o PT sente sua parcela de responsabilidade na situação que criou. Temos de esclarecer e favorecer a vitória de Lula.

Dirigente é contrário à saída de Berzoini do cargo

Frateschi se mostrou contrário à idéia de Jilmar Tatto, da executiva nacional do partido, que chegou a sugerir que o diretório renunciasse e se elegesse um novo presidente, já que Ricardo Berzoini foi envolvido, indiretamente, no episódio do dossiê, o que provocou sua saída da coordenação nacional da campanha de Lula.

¿ Não é justo. As pessoas não se expressaram direito -- acredita Frateschi.

E seguiu:

¿ Os envolvidos diretamente poderiam se afastar -- sugeriu, informando que Hamilton Lacerda já teria manifestado sua intenção de deixar o cargo de coordenador da macrorregião do ABC.

Tentativa de minimizar efeitos na campanha

Apesar dos danos causados pelo dossiê à candidatura Lula, o presidente regional do partido procurou minimizar seus efeitos.

¿ Ninguém perde ou ganha uma eleição por causa de um só motivo ¿ avaliou o dirigente petista.