Título: MARTA SUPLICY ASSUME CAMPANHA EM SP
Autor: Chico de Gois e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 16

Ex-prefeita chama militantes para criticar governo Alckmin

SÃO PAULO. A ex-prefeita Marta Suplicy assumiu ontem a coordenação da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, um dos estados onde foi derrotado por Geraldo Alckmin, que obteve 54,20% dos votos válidos contra 36,77% do petista. Como antecipou o GLOBO, ela substituiu o presidente do diretório regional, Paulo Frateschi. Marta se reuniu com a bancada petista eleita para a Câmara e para a Assembléia Legislativa, além de prefeitos, vereadores paulistanos e lideranças, num total de cerca de 80 pessoas.

Marta deu o tom do que deve ser a campanha em São Paulo: militantes na rua, comparação do governo Lula com o governo de Alckmin como governador, e, no enfrentamento de questões éticas, lembrar que o PSDB não deixou instalar 70 CPIs.

¿ No nosso governo, não tem poeira debaixo do tapete, doa a quem doer, ao contrário dos governos anteriores, que não explicaram a compra de votos para a reeleição (do presidente Fernando Henrique Cardoso), 70 CPIs paradas em São Paulo e a compra de deputados estaduais por meio de anúncios da Nossa Caixa. Podemos fazer o debate ético. Quero ver como os adversários vão se comportar.

Marta disse esperar que a Polícia Federal esclareça, antes do fim do segundo turno, a compra do dossiê contra os tucanos. Sobre as providências no PT para o caso, ela disse que o partido tem de refletir sobre o assunto.

Marta disse que a escolha para substituir Frateschi não se deu por causa do dossiê:

¿ Fui escolhida pela expressão política, já que fui prefeita da capital. É natural.

Ela poupou de críticas o senador Aloizio Mercadante, que participará da coordenação da campanha, cujo assessor Hamilton Lacerda, se envolveu na compra do dossiê.

A coordenação terá 12 pessoas. Da reunião de ontem participaram os deputados reeleitos João Paulo Cunha, José Mentor, José Genoino, além da deputada Angela Guadagnin, famosa pela dança da pizza, e que não foi reeleita.