Título: PT SE REÚNE PARA PUNIR `ALOPRADOS¿ DO DOSSIÊ
Autor: Chico de Gois e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 16

Com aval de Lula, partido deve afastar e abrir processo na Comissão de Ética contra Bargas, Expedito, Lorenzetti e Hamilton

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), convocou reunião extraordinária da executiva do partido para amanhã, para tratar de medidas punitivas aos militantes envolvidos na compra do dossiê contra os tucanos. As punições devem atingir o ex-secretário do Trabalho Osvaldo Bargas, o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso, o ex-diretor do Banco do Estado de Santa Catarina Jorge Lorenzetti e o ex-coordenador de comunicação da campanha de Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo, Hamilton Lacerda. Com o aval do presidente Lula, o PT vai afastá-los e aprovar a abertura de um processo na Comissão de Ética contra eles, a exemplo do que já fez o PT do Mato Grosso com Valdebran Padilha.

De acordo com que a reportagem de o GLOBO apurou, o próprio cargo de Berzoini será motivo de discussão no encontro. No entanto, três integrantes da Executiva disseram não acreditar no afastamento dele. Berzoini tem afirmado, em conversas reservadas, que não se sente responsável pelo que ocorreu na medida em que garante que não teve nenhuma participação do caso do dossiê e não vê razões para se afastar da direção.

Petistas dizem que, pelo fato de ele ter sido eleito por voto direto, a executiva e o diretório Nacional não têm poder de afastá-lo. Isso só ocorrerá se for a vontade de Berzoini, que não queria fazer reunião agora para não demonstrar que o partido vive mais uma crise. Além disso, a idéia era ganhar tempo para que a crise esfriasse.

Porém, de acordo com integrantes da executiva, Berzoini foi ¿emparedado¿ pelos demais membros e pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem conversou anteontem. Se não partisse dele o chamamento para o encontro, a maioria da Executiva o faria. A Executiva é formada por 18 membros eleitos pelo PED (Processo de Eleições Diretas), no ano passado, mais o próprio presidente e os líderes do partido na Câmara e no Senado. Sem saída, Berzoini cedeu.

Documento oficial na reunião

A nota na qual informa a reunião não revela o motivo do encontro. Diz apenas que se destinará a ¿avaliar o resultado das eleições no primeiro turno, acertar estratégias eleitorais e definir novas ações para a vitória de Lula e candidatos aos governos no segundo turno¿.

No encontro, segundo membros da Executiva, o partido poderá redigir um documento no qual deixe implícita a expulsão dos petistas envolvidos com o dossiê. Outra solução será propor o afastamento imediato por 60 dias e a instauração de uma comissão de ética para analisar cada caso. A comissão, então, ouviria envolvidos e depois daria seu parecer. Como o próprio presidente Lula tem pressa em dar uma resposta à sociedade, porque avalia que não ganhou a eleição no primeiro turno por causa dos que chamou de ¿aloprados¿, a comissão poderá se pronunciar rapidamente.

Berzoini, que pertence ao ex-Campo Majoritário, que domina o partido, perdeu apoio político desde que seu nome também foi envolvido no episódio do dossiê. A primeira reação foi do próprio presidente Lula, que o afastou da coordenação de sua campanha à reeleição.

Ainda domingo, dia das eleições, Berzoini deu a entender que não aceitará pacificamente sua eventual substituição.

Ontem, integrantes do diretório nacional afirmaram que Berzoini está perdendo apoio e que a melhor solução seria ele próprio pedir afastamento da presidência.