Título: ELEIÇÃO PROVOCA BAIXAS NO CONSELHO
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 17

Integrantes que não foram reeleitos renunciaram às vagas e são criticados

BRASÍLIA. Três dias após as eleições, começaram as baixas no Conselho de Ética. Pelo menos dois deputados que não se reelegeram no último domingo desistiram de participar do órgão e renunciaram ao cargo. Moroni Torgan (PFL-CE), derrotado na disputa para o Senado, e Cláudio Magrão (PPS-SP), que não se reelegeu, decidiram abandonar o conselho.

A decisão dos dois foi criticada por parlamentares, ontem, na primeira reunião dos conselheiros após as eleições. O deputado José Carlos Araújo (PL-BA) afirmou que, antes das eleições, muitos deputados usaram o conselho para aparecer e, agora,¿abandonam o barco¿.

¿ Antes de 1º de outubro, ou seja, antes das eleições, o Conselho de Ética serviu de palanque, de holofote. Muitos tiraram proveito. No dia seguinte à eleição, pedem prá sair. Não dá ¿ disse José Carlos Araújo.

Moroni e Magrão relatavam, no conselho, seis processos de deputados acusados de envolvimento no escândalo da máfia das ambulâncias, o esquema dos sanguessugas. Sob a responsabilidade de Moroni estavam os casos de João Caldas (PL-AL), Heleno Silva (PL-SE) e Júnior Betão (PL-AC). Magrão cuidava dos processos envolvendo Adelor Vieira (PMDB-SC), Edir Oliveira (PTB-RS) e Paulo Feijó (PSDB-RJ). O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que, agora, irá pedir ao PFL e ao PPS que agilizem a substituição dos dois.

Moroni já até oficializou sua renúncia na presidência da Câmara. Magrão confirmou que irá deixar o órgão, e apresentou a seguinte justificativa.

¿ Não tem razão eu continuar no conselho até para não atrapalhar a análise e o julgamento desses casos, que vai até o ano que vem. Como não fui reeleito, não estarei mais na Câmara e outro parlamentar terá que me substituir no meio do processo. É melhor deixar agora, então ¿ disse Cláudio Magrão.

Ao contrário dos dois, três deputados também não reeleitos que compareceram ontem na reunião do conselho confirmaram que irão permanecer no conselho até o final de seus mandatos, em 31 de janeiro.