Título: CLARÍN¿: DOSSIÊ AMEAÇA VITÓRIA DE LULA
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 17

Diário argentino cita ausência em debate

BUENOS AIRES. O jornal ¿Clarín¿, o mais importante da Argentina, publicou ontem editorial sobre o primeiro turno da eleição presidencial. Intitulado ¿O inesperado voto brasileiro¿, o editorial diz que o resultado do segundo turno é incerto, já que ¿Lula poderá ter a seu favor os votos da esquerda que não votou nele no primeiro turno, mas possivelmente será prejudicado pela investigação sobre o dossiê comprado para prejudicar a oposição¿.

Segundo o ¿Clarín¿, o revés sofrido por Lula tem duas causas: ¿a descoberta, pouco antes da eleição, de uma manobra oficialista para prejudicar o opositor José Serra¿ e ¿a decisão de não participar de um debate na TV com seu adversário, Geraldo Alckmin, o que foi considerado um gesto de soberba¿.

O jornal destacou a melhora das condições sociais de milhões de brasileiros, mas lamentou o ¿modesto crescimento econômico¿ na gestão do petista.

Um dos principais colunistas do ¿La Nación¿, Joaquín Morales Solá, usou o cenário brasileiro para provocar o presidente argentino, Néstor Kirchner, a quem faz oposição. No artigo ¿O drama de Lula, uma lição para Kirchner¿, o jornalista diz que o primeiro turno ¿provou que a política não é estática e que as melhores empresas de consultoria podem se enganar¿.