Título: PREFEITO DE CURITIBA DÁ APOIO A OSMAR DIAS
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 18

Estratégia de Beto Richa é fortalecer vantagem de Alckmin no Paraná; Requião mantém-se neutro

CURITIBA. A campanha de Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná ganhou ontem a adesão do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), além do apoio dado como certo do PPS. A estratégia é fortalecer a campanha do tucano Geraldo Alckmin no Paraná, onde obteve uma vantagem de 18% em relação ao presidente Lula no primeiro turno.

Ao contrário de Osmar Dias, que vem reunindo partidos e unindo o PSDB em torno de sua candidatura, o governador Roberto Requião (PMDB), candidato à reeleição, não anunciou nenhum apoio até o momento e ameaça deixar sem palanque o presidente Lula neste segundo turno.

¿ Não tenho uma definição nacional. Quero saber dos dois presidentes sobre questões do Paraná ¿ disse Requião.

Além disso, o vice-prefeito, Luciano Ducci (PMDB), retirou ontem seu apoio ao governador, a quem havia manifestado adesão no primeiro turno. Em nota, Ducci justificou que a decisão foi tomada em acordo com o prefeito. Ele passa a se dedicar à campanha nacional.

O governador acredita ter a seu favor 17 deputados estaduais e federais do PMDB, além de outros eleitos de outros partidos. Hoje, as executivas do PMDB e do PT reúnem-se para tentar uma aproximação. O presidente do PT no Paraná, André Vargas, disse que o partido está a postos para apoiar Requião.

¿ Do ponto de vista do PT, não falta nada para o apoio. O resto é com eles (PMDB). Ou Requião acredita em conto da Carochinha e acha que quem volta em Alckmin vai votar no Requião? ¿ perguntou Vargas.