Título: EX-SENADOR LUIZ ESTEVÃO É PRESO PELA PF EM SÃO PAULO
Autor: Ricardo Galhardo e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 21

SÃO PAULO. O ex-senador Luiz Estevão foi preso ontem, em São Paulo, enquanto participava de uma audiência no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Luiz Estevão foi preso preventivamente por ordem do desembargador Johanson de Sálvio, que atendeu ao pedido do procurador federal André Carvalho Ramos. Nenhum dos dois deu detalhes ontem dos motivos da prisão.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal, a prisão preventiva está relacionada a um processo no qual o ex-senador foi condenado a três anos e meio de prisão, em regime semi-aberto, por falsificação de documentos.

A sentença foi proferida pelo então juiz da 7ª Vara Criminal Federal, Ali Mazloum, envolvido na Operação Anaconda, e já transitou em julgado. Estevão tentava reformar a sentença.

A falsificação teria ocorrido durante ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal pelo desvio de R$169 milhões das obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. Luiz Estevão foi condenado a 31 anos de cadeia e a pagar R$3,5 milhões em multas em cinco processos relacionados ao caso.