Título: ESPECIALISTA: UM DOS DOIS AVIÕES TENTOU DESVIAR
Autor: Bernardo de la Peña e Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 05/10/2006, O País, p. 22

Para militar da FAB, avarias mostram que uma aeronave fazia curva no momento do choque

Antes do choque no ar entre o Boeing 737-800 da Gol e o Legacy da Embraer no norte de Mato Grosso, uma das duas aeronaves tentou evitar o acidente, num movimento de evasão. A conclusão é do coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) Franco Ferreira, especialista em segurança de vôo. Ele sustenta a afirmação a partir das partes danificadas do Legacy pela colisão, que evidenciam que uma das duas aeronaves estava em curva no momento do choque:

¿ Eles não podem ter se chocado em reta, porque a linha que une as pontas da asa e da cauda não é paralela ao eixo principal do avião. De duas uma: o Legacy fez uma curva descendente para a direita ou o Boeing fez uma curva ascendente para a direita. Para mim, a hipótese mais provável é a de que o Legacy tenha tentado a manobra, porque em termos físicos, isso é mais aceitável.

Mas, a julgar pelos depoimentos dos passageiros e tripulantes do avião da Embraer, o Boeing 737-800 teria realizado o movimento brusco. Eles afirmaram diversas vezes que não sentiram qualquer movimento forte ou de evasão antes da colisão no ar. Apenas viram uma sombra.

Para o coronel, o Legacy atingiu o Boeing num dos pontos sensíveis do avião: a parte traseira da superfície ventral (barriga), onde estão os comandos elétricos e hidráulicos, responsáveis pelo comando da deriva e do profundor. Os lemes localizados nessas áreas controlam, respectivamente, os movimentos para os lados e para cima e para baixo de toda aeronave.

¿ A ponta da asa do Legacy (winglet) é muito afiada. É como uma faca de fibra de carbono, cortando uma superfície de alumínio a 1.600 km/h (velocidade dos dois aviões). O choque pode ter perfurado os comandos hidráulicos da cauda e paralisado os lemes. Se esses comandos, o Boeing fica completamente desgovernado. Quando encontrarem os fragmentos dessa parte da barriga, vão achar as marcas azuis do Legacy da Embraer ¿ previu o coronel.