Título: HORÁRIO DE VERÃO TERÁ INÍCIO EM 5 DE NOVEMBRO
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 05/10/2006, Economia, p. 41

Governo Federal adia data, a pedido do TSE, por causa do segundo turno das eleições

BRASÍLIA. O horário de verão este ano começará no primeiro minuto do dia 5 de novembro. Segundo o decreto, publicado ontem pelo governo, o novo horário terminará à meia-noite do dia 25 de fevereiro de 2007, após o carnaval. A decisão de iniciar o horário de verão apenas em novembro se deveu às eleições. A idéia foi evitar a necessidade de adaptar ao novo horário as urnas eletrônicas. Tradicionalmente, o horário especial começa no segundo fim de semana de outubro. A mudança foi solicitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como já aconteceu em eleições anteriores.

No dia 5 de novembro os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ¿ estados de Rio, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de ponta, entre 19h e 22h, e com isso evitar a sobrecarga do sistema de transmissão e geração, diminuindo os riscos de queda de energia.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no horário de pico deverá ficar entre 4% e 5%. No Sudeste e no Centro-Oeste, a redução na demanda deverá ser de 1.560 megawatts (MW), o que equivale a duas vezes o consumo de Brasília. No Sul, a queda será de 530MW, ou 80% da carga no horário de pico em Porto Alegre.