Título: RODRIGO MAIA: TUCANO FEZ MEA-CULPA
Autor: Rodrigo March
Fonte: O Globo, 06/10/2006, O País, p. 12

Deputado diz que candidato admitiu que foto causou mais problema que solução

Em encontro na noite de anteontem com a cúpula do PFL, o candidato a presidente Geraldo Alckmin, do PSDB, teria admitido que a foto ao lado do ex-governador Garotinho (PMDB), tirada na última terça-feira em São Paulo, foi um equívoco. Segundo o deputado Rodrigo Maia, líder da bancada do PFL na Câmara e filho do prefeito Cesar Maia, Alckmin fez um mea-culpa ao dizer que a foto criou mais problema do que solução. A declaração de Alckmin ajudou a acalmar os ânimos no Rio.

O deputado disse ainda que o tucano afirmou ter compromisso de ajudar a derrotar no Rio o candidato a governador Sérgio Cabral, do PMDB. Cabral, no entanto, tem o apoio de Garotinho, que fará campanha tanto para o peemedebista como para Alckmin.

¿ Ele (Alckmin) admitiu que, de fato, a foto criou mais problema do que solução. O mais importante é que não há nenhum compromisso com Garotinho. O compromisso é de derrotar o Cabral ¿ afirmou Rodrigo Maia ontem à tarde.

De manhã, no entanto, os ânimos pareciam mais acirrados: o próprio deputado havia dito que era necessária uma atitude mais firme dos tucanos em relação à situação no Rio. Ele dizia esperar um recuo público de Alckmin:

¿ Quem criou o problema é que tem que dar a solução. Tudo isso não passou de um equívoco. Tem que haver um recuo. Não podemos aceitar que nossa imagem esteja nem de longe associada com a imagem do Garotinho.

Mais tarde, Rodrigo Maia disse que o recuo já estava sendo feito. Ontem, o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, se encontrou com Frossard no Rio. Após a conversa, a candidata voltou atrás sobre a declaração de voto nulo para presidente.

Depois da conversa com Rodrigo Maia em São Paulo, o encontro que aconteceria hoje no Rio entre Cesar Maia e o senador José Jorge (PFL-PE), vice de Alckmin, foi desmarcado. Para o senador, o impasse caminha para uma solução. Ele afirma que a foto com Garotinho não foi programada.

¿ Isso é briga de amor. Somos todos amigos. Quando a briga é de amor, a relação fica melhor ainda depois das pazes ¿ brincou o senador.

O candidato derrotado do PSDB ao governo, Eduardo Paes, e o deputado eleito José Camilo Zito (PSDB), recordista de votos para a Alerj, se encontram hoje em São Paulo com a cúpula tucana para discutir estratégias de campanha para o segundo turno. Segundo Zito, o PSDB do Rio fará campanha apenas para Alckmin.