Título: JUTAHY ATACA ACM E DIZ QUE VOTOU NO PT
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 06/10/2006, O País, p. 14

Líder do PSDB na Câmara constrange Alckmin em reunião com bancada na Bahia

SALVADOR. Pouco antes de se reunir com líderes do PFL na tarde de ontem, na capital baiana, para traçar as estratégias da campanha na Bahia no segundo turno, o candidato tucano, Geraldo Alckmin, participou de um encontro com a bancada do PSDB no estado. Ele passou pelo constrangimento de ouvir do líder do seu partido na Câmara, Jutahy Magalhães Júnior, presidente do diretório regional do PSDB, duras críticas ao seu principal aliado no estado, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Jutahy fez também uma declaração pública de voto no governador eleito pelo PT, Jaques Wagner.

¿ Votei em Jaques Wagner porque não voto e nunca votei no carlismo ¿ advertiu Jutahy, arquiinimigo de Antonio Carlos, tecendo, em seguida, elogios ao governador Paulo Souto (PFL), com o objetivo claro de demonstrar que suas divergências se limitam ao líder pefelista, ao partido e a seus filiados.

Na opinião de Jutahy, muita gente da classe média está relutante em votar em Alckmin temendo uma eventual retaliação ao estado, caso ele assuma o Palácio do Planalto. O líder tucano fez dois pedidos ao candidato: que vença as eleições presidenciais e que ofereça, como presidente, um ¿apoio decisivo¿ ao governador eleito do estado, Jaques Wagner. Jutahy acha que Alckmin terá de resistir a uma eventual reivindicação de Antonio Carlos Magalhães para que retalie a Bahia por causa do governador petista.

Jutahy diz que Wagner derrotou ¿atraso do carlismo¿

Jutahy disse que o então presidente José Sarney, sob orientação de Antonio Carlos, teria retaliado a Bahia quando foi presidente, na década de 80, quando o estado era governado pelo atual ministro da Defesa, Waldir Pires (PT).

¿ Mas fico tranqüilo porque sei que existe uma grande diferença entre José Sarney e o senhor, que fez escola com um homem digno como Mario Covas ¿ disse Jutahy.

O tucano disse ainda que está muito feliz com o segundo turno na eleição presidencial e com a vitória de Jaques Wagner porque, no seu entendimento, não se tratou da derrota de Paulo Souto, mas do ¿atraso do carlismo¿.

¿ Afirmamos isso porque nada prejudicará a sua candidatura ¿ concluiu Jutahy, em discurso diante de Alckmin.