Título: WAGNER TENTA MOTIVAR PETISTAS BAIANOS
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 06/10/2006, O País, p. 14

`Foco do PT na Bahia será a reeleição de Lula¿, explica governador eleito

SALVADOR. Enquanto líderes pefelistas declaravam apoio ontem à tarde, em Salvador, ao tucano Geraldo Alckmin na corrida presidencial , o governador eleito Jaques Wagner (PT) reunia-se com militantes petistas em outro ponto da cidade. Wagner, que esteve esta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros governadores que dão apoio, tentou motivar os militantes dizendo que até 31 de outubro o foco do PT na Bahia será a reeleição de Lula.

A meta, segundo ele, é manter a campanha do PT na rua, consolidar as regiões onde Lula obteve expressividade eleitoral, e tentar atrair para o PT os eleitores das regiões onde a votação foi menor. O objetivo é ultrapassar os 90% de aprovação para Lula, que obteve mais de 70% de votos válidos no estado, no primeiro turno.

Partido está de braços abertos para receber apoio

Wagner afirmou que o partido está de braços abertos para receber todo o apoio possível. Domingo, após conhecer o resultado das eleições, ele já tinha pedido que as bandeiras continuassem nas ruas.

O petista quer aproveitar a onda pró-PT verificada no final da campanha pelo governo do estado para atrair novos apoios a Lula e ampliar ainda mais a sua vantagem em relação ao tucano Geraldo Alckmin. Wagner explicou que, durante todo este mês, se manterá numa espécie de ponte-aérea entre a Bahia e Brasília porque participará da coordenação nacional de campanha.

O governador eleito disse também que participará dos compromissos de campanha com Lula, em razão do significado para o PT da sua eleição, derrotando a principal força política na Bahia, o carlismo, liderado pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL).

Segundo ele, a Bahia ganhará um caráter de referência na campanha presidencial, daí a importância da sua presença, inclusive nos debates, dos quais o presidente Lula já se comprometeu em participar.

Lula estará hoje em Juazeiro e Salvador

Lula terá hoje dois eventos de campanha no estado. O primeiro deles é à tarde, na cidade de Juazeiro, perto da divisa com Pernambuco, no Norte do estado. À noite, ele estará na capital, Salvador, para participar de um comício no Farol da Barra, mesmo local onde ele protagonizou o seu maior comício no primeiro turno, na Bahia, no dia 16 de setembro.