Título: ROSEANA SARNEY DECLARA APOIO A LULA
Autor: Iliamar Franco
Fonte: O Globo, 06/10/2006, O País, p. 15

Adesão da candidata provoca racha no PT maranhense, que apóia Jackson Lago

SÃO LUÍS. A senadora Roseana Sarney (PFL) declarou ontem seu apoio ao presidente Lula no segundo turno das eleições. O anúncio foi feito depois de o presidente conversar com Roseana, que disputa o governo do Maranhão, no segundo turno, contra Jackson Lago (PDT).

Em dois telefonemas para a casa de Roseana, pouco antes do meio-dia, Lula disse que ontem mesmo iria gravar uma mensagem ao povo do Maranhão reafirmando a sua opção pela candidata do PFL.

¿ Sua candidatura é importante para o Maranhão e para o Brasil, e eu estou ao seu lado ¿ disse Lula.

Roseana disse a Lula que ele poderá até mesmo ampliar seu desempenho eleitoral. O Maranhão foi o estado onde o presidente teve sua segunda maior votação proporcionalmente (75,5%). Segundo a assessoria de Roseana, Lula teria dito que precisa dela para manter o país equilibrado e ampliar as conquistas do seu governo em benefício dos pobres.

Jackson Lago tem o apoio do governador José Reinaldo (PSB), adversário dos Sarney e aliado do tucano Geraldo Alckmin. A decisão de Lula provocou uma crise no PT maranhense. Ontem, a executiva regional petista decidiu, por unanimidade, não seguir a orientação do presidente e apoiar Lago.