Título: `NYT¿: EQUIPAMENTO DO LEGACY PODE TER FALHADO
Autor: Chico Oliveira e Paulo Marqueiro
Fonte: O Globo, 06/10/2006, O País, p. 19

Para jornal americano, defeito poderia explicar por que sistemas anti-colisão não conseguiram evitar acidente

PORTO ALEGRE e RIO. O jornal americano ¿The New York Times¿ noticiou ontem que o equipamento anticolisão do jato Legacy da Embraer poderia estar com defeito. De acordo com o ¿NYT¿, investigadores da Força Aérea Brasileira confirmaram que o Boeing 737-800 envolvido na colisão, sexta-feira passada, estava visível no radar até o momento do acidente. Ainda segundo o ¿NYT¿, eles recusaram-se a dizer se o Legacy da Embraer também era visível, ¿uma indicação de que o equipamento do jato menor, para torná-lo visível para o Boeing, poderia não estar funcionando¿:

A reportagem, assinada pelos repórteres Paulo Prada (do Rio) e Mathew L. Wald (de Washington), informa que, quando o equipamento (transponder) emite um alerta, isso é feito por meio de uma voz eletrônica, de modo que as caixas-pretas revelarão se o sistema estava funcionando em cada uma das aeronaves. O jornal assinala, no entanto, que a caixa-preta do Boeing está seriamente danificada e que não se sabe o quanto de informação os investigadores conseguirão recuperar.

Jornal diz que imprensa brasileira acusa pilotos

De acordo com o jornal, o acidente tem levado ¿a acaloradas acusações contra a tripulação americana¿. Ainda segundo o ¿NYT¿, jornais e redes de TV estão repletos de insinuações de que os dois pilotos do jato executivo causaram o acidente por terem se desviado da altitude designada.

O ¿NYT¿ diz ainda que autoridades estão apurando se os pilotos desrespeitaram ordens para descer para 36 mil pés de altitude entre Brasília e Manaus. Citando como fonte a polícia de Mato Grosso, o jornal noticiou que os pilotos disseram não ter recebido ordens para mudar de altitude. O único problema que eles teriam admitido é um lapso de comunicação enquanto tentavam fazer contato com controladores de vôo entre Brasília e Manaus. Em seu depoimento, eles afirmaram que tiveram problemas para encontrar a freqüência e falar com os controladores de Manaus.

A reportagem afirma que o lapso de comunicação tem levado a especulações de que os pilotos deliberadamente tentaram permanecer sem contato com os controladores.

A Embraer disse ontem que não vai se pronunciar sobre a reportagem do ¿NYT¿.

Ministro da Defesa garante que sistema é seguro

O ministro da Defesa, Waldir Pires, informou ontem, em Porto Alegre, que o acidente com o vôo 1907 não levará o governo a fazer qualquer revisão no sistema de radares sobre a Amazônia e criticou o jornalista Joe Sharkey, do ¿New York Times¿, que estava no Legacy que bateu no avião da Gol, por estar divulgando inverdades.

¿ Ele está fazendo lá declarações que são contraditórias com a realidade da aviação civil brasileira. Nós temos índices de segurança equivalentes aos dos EUA e da Europa ¿ disse o ministro, sem esclarecer se o governo brasileiro vai fazer algum contato com o jornal americano para solicitar a divulgação de sua posição.

Como as investigações ainda não foram concluídas, Waldir Pires não quis antecipar providências ou manifestações do governo a respeito das responsabilidades.

¿ O sistema de controle aéreo é excelente. O Brasil tem os mais altos índices de toda a América Latina. Vamos ter que apurar o que ocorreu: se foi defeito humano ou de equipamentos. Não quero antecipar, para não fazer a leviandade que esse camarada (o jornalista) está fazendo lá (nos Estados Unidos).

A ExcelAire, dona do Legacy, divulgou nota informando que confia na competência das autoridades envolvidas na apuração da causa do acidente e disse acreditar que ¿a conclusão das investigações demonstrará a falsidade dos rumores e especulações contra os pilotos¿.

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio não dá qualquer informação sobre os pilotos do Legacy. A justificativa para o sigilo é a legislação daquele país, que impede o governo de divulgar informações privadas sobre cidadãos americanos.