Título: DATAFOLHA: CABRAL SAI NA FRENTE, COM 19 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE FROSSARD
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 07/10/2006, O País, p. 4

Se considerados apenas os votos válidos, a dianteira do candidato é maior

A primeira pesquisa Datafolha neste segundo turno no Rio de Janeiro, divulgada ontem pelo ¿RJ TV¿, da TV Globo, mostrou que os dois candidatos começaram no mesmo patamar das sondagens do primeiro turno. Sérgio Cabral (PMDB) aparece com 53% das intenções de voto e Denise Frossard (PPS) obtém 34%, os mesmos números da simulação de segundo turno feita pelo Datafolha em 29 de setembro (antes do primeiro turno) entre os dois candidatos.

Os votos em branco e nulos somam 7%. Dos eleitores consultados, 5% ainda estão indecisos. Na última pesquisa do primeiro turno, os indecisos eram 3%. A margem de erro da sondagem, que ouviu 1.709 eleitores em 39 municípios do estado na quinta-feira e ontem, é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 73022/2006.

Nos votos válidos, Cabral tem 22 pontos de vantagem

A pesquisa mostra que, considerando-se os votos válidos, Cabral tem uma vantagem de 22 pontos sobre sua adversária. O peemedebista aparece com 61% dos votos contra 39% da candidata do PPS. Terminada a eleição em 1º de outubro, Cabral obteve 41,42% dos votos válidos; Frossard, 23,78%; e os outros candidatos somados, 34,8%. O peemedebista teve 3.422.528 votos. São 1.457.525 a mais que a adversária, que ficou com 1.965.003 votos.

Pela pesquisa de ontem, Cabral parece ter conseguido herdar mais votos dos adversários que não foram para o segundo turno . O peemedebista obteve 19 pontos percentuais a mais em relação aos seus votos no primeiro turno, contra 12 pontos da candidata do PPS.

Os números de Cabral podem refletir o grande leque de alianças fechado pelo candidato do PMDB durante esta semana. Até ontem, ele já tinha obtido o apoio de Marcelo Crivella, candidato do PRB que terminou em terceiro lugar, com 18,54% dos votos válidos; e de Vladimir Palmeira (PT), quarto colocado, que teve 7,67% dos votos. Frossard, que tem como principal apoio o PFL, não obteve até agora aliança formal com qualquer dos candidatos que disputaram o primeiro turno. Nem mesmo com o PSDB, que é aliado do PFL na eleição nacional.

A candidata do PPS informou, através de sua assessoria, que não comentaria a pesquisa, mantendo a postura que teve no primeiro turno. O candidato do PMDB comemorou o resultado, classificado por ele de muito bom. Cabral lembrou que terminou com 42% dos válidos no primeiro turno e agora tem 61%. O candidato afirmou que a distância entre ele e Frossard é grande, mas afirmou que vai tentar aumentar ainda mais sua votação.

¿ Temos uma grande aliança que já chegou a 89 dos 92 prefeitos. Temos também como aliados adversários desses prefeitos, como é o caso do Zito em Duque de Caxias (adversário do prefeito peemedebista Washington Reis) e do Nelson Bornier em Nova Iguaçu (adversário do prefeito petista Lindberg Faria). Vamos trabalhar com seriedade na direção da vitória.