Título: OS POLITICAMENTE EXPULSOS ESTÃO MAGOADOS
Autor: Chico de Gois e Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 07/10/2006, O País, p. 10

Petistas se dizem indignados com decisão

BRASÍLIA. Os petistas envolvidos no escândalo do dossiê receberam ontem com indignação a notícia de que foram ¿expulsos politicamente¿ do partido, por decisão da executiva nacional. Rechaçados pelo PT, e chamados de aloprados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eles têm dito a pessoas próximas que estão magoados com o tratamento recebido.

O advogado Aldo de Campos Costa, que defende o ex-assessor do comitê de campanha de Lula Jorge Lorenzetti, disse ter estranhado a decisão do partido, já que o seu cliente não pertence ao PT desde o início da semana, quando encaminhou a carta de desfiliação. Churrasqueiro preferido do presidente, Lorenzetti é suspeito de ter coordenado a negociação com o empresário Luiz Antônio Vedoin para a compra do dossiê contra os tucanos.

¿ Não há como ele ser expulso, porque ele se desfiliou, não pertence mais ao partido ¿ disse Costa.

Luiz Antônio Lourenço, advogado de Valdebran Padilha, criticou a decisão do partido. Sua ¿expulsão política¿ foi acertada na reunião da executiva, mas ele foi suspenso pelo diretório de Cuiabá e será ouvido semana que vem no processo da comissão de ética.

¿ O PT está querendo jogar a sujeira por baixo do tapete. Eles (os envolvidos) sequer apresentaram defesa. Não existe decisão desse tipo sem que haja defesa. O próprio presidente vem insistindo que não existe culpado sem que se prove, mas age de forma diferente ¿ afirmou Lourenço.