Título: LULA ATACA SERRA
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 07/10/2006, O País, p. 11

Tucano reage e diz que são `baixarias de candidato¿

JUAZEIRO (BA) e PETROLINA (PE). Em campanha ontem pelo Nordeste, o presidente Lula chamou os adversários para a briga. Atacou o PFL, o PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador tucano eleito de São Paulo, José Serra, e o governador de Pernambuco, Mendonça Filho (PFL), que disputa a reeleição com Eduardo Campos (PSB). Acompanhado pelo ex-ministro da Saúde Humberto Costa, indiciado por envolvimento no escândalo dos vampiros, Lula disse que PFL e PSDB não têm moral para dar lição de ética. Disse que respeita os adversários, mas não permitirá que ponham uma canga em seu pescoço.

Lula acusou seus oponentes de adotarem atitudes espúrias ao perceberem ¿que vão perder as eleições¿.

¿ Se eles quiserem discutir ética, vamos discutir ética, porque nem PFL nem PSDB têm moral para dar lição de ética em quer que seja neste país ¿ disse Lula, num rápido comício em Juazeiro, após percorrer as ruas da cidade em carreata ao lado do governador eleito da Bahia, Jaques Wagner (PT).

Ao defender Costa em outro comício em Petrolina (PE), Lula envolveu Serra no escândalo das ambulâncias:

¿ A questão da sanguessuga começou em 2001, quando Serra era ministro da Saúde. De todas as prefeituras envolvidas, 80% são do PFL e do PSDB.

Serra disse que as declarações são ¿baixaria de candidato¿ e que não é adequado fazer tais acusações sobre um assunto que está sendo investigado.

Após a carreata com Wagner, Lula atravessou o Rio São Francisco e, em Petrolina, participou de comício com Campos. Ao defender o voto no aliado, disse que Mendonça Filho deve pedir desculpas por ter proposto a emenda que permitiu a reeleição de Fernando Henrique.

¿ Esse cidadão deve ao Brasil um pedido de desculpas, porque, se não tivesse sido aprovada a reeleição, certamente não teríamos pego o Brasil em 2003 na situação de falência ¿ afirmou.