Título: ANTES, LULA ELOGIOU BERZOINI: `DE ÓTIMA ENVERGADURA¿
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 07/10/2006, O País, p. 11

Presidente defende ex-chefe de campanha antes de ele deixar presidência do PT e critica `pressão das manchetes¿

SALVADOR. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), em entrevista a emissoras de rádio do Nordeste. A entrevista ocorreu de manhã, antes de Berzoini se afastar da presidência do partido por envolvimento no escândalo do dossiê. Lula disse que, como presidente da República, não pode se envolver em questões partidárias. Mas afirmou que Berzoini é um homem importante no PT, ¿um quadro político de ótima envergadura¿, e, como ministro da Previdência, fez um ¿trabalho excepcional¿ na reforma da Previdência dos funcionários públicos.

Lula disse que o eventual afastamento de Berzoini da presidência do PT, que acabou ocorrendo à tarde, não teria qualquer influência nas urnas. Há duas semanas, porém, ele responsabilizara Berzoini pela operação de compra do dossiê contra tucanos, feita pelos ¿aloprados do PT¿.

¿O partido pune quem é culpado, e a vida continua¿

Lula lembrou que Berzoini não está mais no comando da sua campanha desde que seu nome foi citado por suposto envolvimento na tentativa de compra do dossiê. Disse ainda esperar que os líderes do PT tenham maturidade política para fazer o que é correto, sem a ¿pressão das manchetes¿ que, para ele, leva a atitudes precipitadas.

¿ Não tem nada pior na vida do que condenar um inocente, mas também não tem nada pior que absolver um culpado ¿ disse Lula, pedindo ¿muita sensibilidade e avaliação política correta¿.

O presidente concluiu o raciocínio em tom pragmático:

¿ O partido pune quem é culpado, e a vida continua. É assim na família. Numa família com dez pessoas, se uma comete um erro, a família não pode ser sacrificada. Sacrifica quem cometeu o erro. Um pé de laranja tem uma laranja podre, você não vai cortar o pé, vai tirar aquela que está podre. É assim que a democracia vai se arrumando, e o Brasil vai dar certo ¿ disse.

¿O PT foi a legenda mais votada outra vez¿

Para Lula, o PT tem mecanismos para julgar as pessoas, porque não é a primeira vez que isso acontece no partido.

¿ É um processo de depuração da sociedade ¿ completou, lembrando que no ano passado, quando estourou a crise do mensalão, as pessoas diziam que ¿o PT acabou, o PT acabou¿ mas ¿o PT foi a legenda mais votada outra vez¿.

Perguntado de novo sobre o escândalo o dossiê, o presidente disse não entender como ¿um bando de pessoas comete uma cretinice daquela¿. E disse que um dia se saberá o que houve de fato. Por enquanto, salientou, prefere deixar a Polícia Federal agir.

¿ A PF é menos propagandista, faz menos pirotecnia, mas aponta resultados. A investigação dos sanguessugas, por exemplo, começou há mais de dois anos. Então, quando a gente quer apurar a sério e desmantelar as quadrilhas, a gente investiga, aí encontra e não anuncia, prende ¿ disse Lula.