Título: TASSO: LULA FAZ CHANTAGEM NO NORDESTE
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 07/10/2006, O País, p. 15

Tucano acusa governo de usar o drama da fome para amedrontar o povo

FORTALEZA. O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), acusou ontem o governo federal de usar a fome para chantagear a população mais pobre do Nordeste, com o objetivo de garantir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em reunião com mais de 500 tucanos no Ceará, onde Geraldo Alckmin obteve apenas 22,79% dos votos válidos, Tasso cobrou reação da militância e comparou a estratégia do adversário ao medo provocado ¿pela ponta de uma baioneta na época do regime militar¿.

¿ O Nordeste é o nosso maior problema, porque o povo ainda está amedrontado pela chantagem que o poder público está fazendo. Não existe diferença entre o amedrontamento feito pela ponta de uma baioneta, na época do regime militar, e o feito pela ameaça da fome por esse governo. Talvez seja até mais violenta, mais criminosa, porque vem de um governo que vem das classes mais pobres.

Enquanto os tucanos ensaiam uma reação à vitória consagradora de Lula no Ceará, o governador eleito Cid Gomes (PSB), irmão do ex-ministro Ciro Gomes, fez discurso para cerca de 200 pessoas em outro hotel, pedindo reforço à reeleição do presidente. Entre os cerca de cem prefeitos presentes, 20 eram do PSDB.

Tasso disse que, mesmo com a chantagem, é preciso mostrar que o Ceará não é um estado amedrontado. Ele fez uma homenagem ao prefeito de Viçosa do Ceará, o único município cearense, de um total de 184, onde Alckmin derrotou Lula. Tasso afirmou também que a corrupção vista hoje no Brasil é ¿brinquedo de criança¿ se comparada aquela que existia na época dos coronéis. Ele disse estar indignado com a eleição consagradora de José Guimarães, irmão de José Genoino, para a Câmara dos Deputados. Um assessor de Guimarães foi preso no ano passado com US$100 mil na cueca e R$209 mil numa mala.

Tasso disse esperar que o presidente Lula revele amanhã, durante o debate da TV Bandeirantes, a procedência do dinheiro apreendido pela Polícia Federal, que seria usado pelo PT para comprar o dossiê contra os tucanos.

¿ Ao invés desses caras e seus assessores, que foram pegos com dólares na cueca, estarem presos, estão aí candidatos eleitos a deputado federal dando a mão ao candidato na maior cara de pau, como se isso fosse uma coisa normal e fizesse parte da nossa vida, acabando, arrasando com a moral política, a honestidade, a ética, apodrecendo a vida desta república.

Tasso vai fazer hoje campanha pró-Alckmin em Canindé, perto de Fortaleza, onde está acontece a romaria dos devotos de São Francisco de Assis.