Título: COORDENADOR DE LULA FALA EM `RISCO ALCKMIN¿
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 07/10/2006, O País, p. 16

Depois do presidente, Marco Aurélio diz que tucano demitiria servidores, reduziria salários e Bolsa Família e privatizaria estatais

SÃO PAULO. O PT voltou a afirmar ontem que a eventual eleição de Geraldo Alckmin (PSDB) pode significar um risco ao país. Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarar que Alckmin demitiria funcionários públicos e cortaria de salários, o novo presidente do PT e coordenador da campanha à reeleição, Marco Aurélio Garcia, disse que é dever do partido ¿lançar uma grave advertência ao país sobre o que significa o risco Alckmin para o Brasil¿.

¿ Significa a retomada do processo de privatizações, uma política de controle de gasto público que, a pretexto de restabelecer a austeridade, que nem precisa, porque está estabelecida, vai significar demissão de funcionários públicos, redução dos gastos nas políticas sociais e uma política de salário mínimo que não estabeleça os devidos níveis, que terá uma implicação recessiva sobre a economia.

Marco Aurélio Garcia disse estar convencido de que numa eventual eleição de Alckmin o tucano não titubearia em privatizar, por exemplo, a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, entre outros.

Esta semana, e-mails com artigos de petistas circularam pela internet abordando o tema. Anteontem, no Rio, Lula abordou o ¿risco Alckmin¿ no ato de adesão do PT à candidatura de Sérgio Cabral (PMDB) ao governo:

¿ Quando meu adversário fala ¿Vou fazer contenção de gasto corrente¿, está afirmando é que vai mandar servidor público embora, vai cortar salário. É isso que significa cortar despesa com gasto corrente.

O presidente do PT foi além:

¿ O desenvolvimentismo que eles alardeiam é uma contradição brutal com um projeto mais geral, a reedição da agenda neoliberal que todos nós esperamos que fique definitivamente perdida.

`Não estou fazendo terrorismo coisa nenhuma¿

Ele ainda afirmou que Alckmin poderia fazer uma reforma trabalhista para cortar direitos dos trabalhadores.

¿ O risco Alckmin não foi invenção mercadológica, mas uma percepção da sociedade.

Questionado se o PT não está se valendo do veneno usado contra Lula em 2002, quando se falou que o petista faria o país quebrar, Garcia discordou.

¿ Essas coisas estão no programa do PFL. Não estou fazendo terrorismo coisa nenhuma. Terrorismo fizeram em 2002, ao dizer que havia o risco Lula e de desestabilização econômica.

A ex-prefeita Marta Suplicy, coordenadora da campanha de Lula em São Paulo, também falou anteontem do ¿risco Alckmin¿ na periferia da cidade:

¿ Agora Alckmin vai na televisão dizer que é a favor do Bolsa Família. Nós sabemos que não é. Sabemos, inclusive, que estão recadastrando em São Paulo e cortando famílias. É isso que o governo do PSDB faz.