Título: HORÁRIO ELEITORAL ESQUENTA
Autor: José Casado
Fonte: O Globo, 08/10/2006, O País, p. 4

Lula atacará FH; Alckmin baterá em Lula

BRASÍLIA. Com dez minutos à tarde, dez à noite e inserções de 30 segundos ao longo do dia em rádio e TV, a propaganda eleitoral no segundo turno da disputa presidencial, que começa dia 12, será mais agressiva que no primeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotará um discurso mais duro, com comparações do seu governo com o do ex-presidente Fernando Henrique, mescladas a propostas de governo e explicações sobre as denúncias de corrupção. O tucano Geraldo Alckmin pretende imprimir um tom igualmente agressivo para deixar Lula sempre na defensiva.

Contra sua vontade, o publicitário de Lula, o baiano João Santana, terá de incluir blocos em que o candidato ou os apresentadores vão dar explicações sobre o caso do dossiê contra tucanos, ou fazer ataques ao candidato adversário. Santana anda mergulhado na concepção dos novos programas.

Já o programa de TV de Alckmin vai reforçar as ações propostas pelo tucano para o Nordeste. A meta é consolidar o eleitorado do primeiro turno (26% na região) e reduzir a diferença pró-Lula de dez milhões para seis milhões de votos. É preciso elevar para cerca de 35% o desempenho de Alckmin entre os eleitores do Nordeste.

Nesta segunda fase da campanha, a ênfase na apresentação do candidato tucano ao país, sua biografia e as obras realizadas em São Paulo devem ser reduzidas para dar lugar a muitas cenas externas de Alckmin identificando, in loco, problemas de saúde, estradas e da pobreza em geral.