Título: ALCKMIN MANTÉM RECEITA DO PRIMEIRO TURNO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 08/10/2006, O País, p. 12

Entre as poucas mudanças, está a criação de coordenadorias no Norte e no Nordeste, onde tucano perdeu para Lula

SÃO PAULO. Em time que chegou ao segundo turno pouco se mexe. A tropa de choque com que o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, enfrentará o presidente Lula nas próximas semanas não teve grandes mudanças. O comando da campanha reforçou o papel de aliados pelo país e se preocupou menos em incorporar novos nomes à equipe.

A mudança mais significativa foi a criação de coordenadorias no Nordeste e no Norte (regiões onde Alckmin perdeu para Lula), que serão comandadas, respectivamente, pelo governador de Sergipe, João Alves (PFL), e o senador tucano Arthur Virgílio.

O comando de campanha pretende substituir parte das viagens por entrevistas coletivas para rádios e TVs. Assim, Alckmin deve deixar nas mãos dos coordenadores regionais a tarefa de buscar o apoio de líderes locais. O presidente do partido, Tasso Jereissati, continuará à frente de articulações políticas com líderes de maior expressão. Também continuará sendo designado para apagar incêndios, como fez semana passada, quando veio ao Rio de Janeiro para neutralizar os efeitos negativos do apoio do ex-governador Anthony Garotinho a Alckmin.

Somam-se ao grupo de Alckmin os apoiadores de primeira hora da vitoriosa campanha de José Serra ao governo de São Paulo. Nomes associados à política paulista começam a reforçar o time presidenciável. É o caso do vereador e médico Gilberto Natalini, há anos amigo de Serra. Ele foi incumbido de garimpar votos no eleitorado de Lula. Até então coordenador da campanha articulada de Serra e Alckmin, José Henrique Reis Lobo se dedicará integralmente ao comitê do candidato à Presidência, costurando alianças no estado.

¿ Juntamos todos os nossos aliados em torno da candidatura do Geraldo. No primeiro turno, isso era mais difícil porque cada um estava preocupado com sua própria candidatura ¿ diz José Carlos Meirelles, tido entre os tucanos como ¿programático conselheiro¿ de Alckmin.

Meirelles é considerado o cérebro da campanha

Meirelles é mais do que isso. Foi ele quem pensou cada um dos itens do programa de governo. Com a inseparável bengala, da qual solta uma das mãos apenas para mexer no extenso bigode, Meirelles é considerado o cérebro da campanha e participa das reuniões de cúpula.

O comando nacional continua nas mãos do senador pernambucano Sérgio Guerra, que transita bem entre tucanos de diferentes plumagens. Ex-presidente nacional do PSDB, o vereador José Aníbal, eleito deputado federal, também terá papel de destaque neste segundo turno.

O ex-ministro Miguel Reale Jr., responsável pelo setor financeiro, não mudou a composição de sua equipe.

¿ A demanda (de doadores) até aumentou, mas nem tanto assim. A equipe continua a mesma ¿ diz Meirelles.