Título: PESQUISAS DE 1º TURNO: MIGRAÇÃO PARA TUCANO
Autor: Valeria Maniero
Fonte: O Globo, 08/10/2006, O País, p. 18

Mais de 50% dos eleitores do PSOL e do PDT apoiariam Alckmin, mas voto nulo pode crescer

Tanto pesquisas do Datafolha como do Ibope realizadas em todo o país durante o primeiro turno apontavam uma migração da maior parte dos votos de Cristovam Buarque e Heloísa Helena para Geraldo Alckmin num segundo turno. De acordo com Mauro Paulino, diretor do Datafolha, os levantamentos indicavam que 52% dos eleitores que votaram nos dois candidatos escolheriam o tucano e só 25% seguiriam Lula. A pesquisa Ibope de 27 de setembro mostrava comportamento semelhante: entre 52% e 53% dos eleitores de Heloísa e Cristovam votariam em Alckmin, e 29% em Lula.

¿ Esta era a situação de primeiro turno. Mas os fatos desta semana podem ter mudado a opinião de muita gente ¿ afirma Paulino, referindo-se a aliança de Alckmin com Anthony Garotinho.

Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, acredita que poderá haver um alto percentual de votos nulos vindo dos eleitores do PSOL.

¿ Do eleitorado da Heloísa Helena, uns 5% são da extrema esquerda, pessoas que detestam o Alckmin e que estão com muita raiva do Lula. Já 2% ou 3% dos votos de pessoas que foram na onda dela vão para o Alckmin.