Título: EFEITO GAROTINHO EMBARALHA JOGO ELEITORAL NO RIO
Autor: Maia Menezes
Fonte: O Globo, 08/10/2006, O País, p. 19

As inusitadas alianças costuradas no primeiro turno das eleições no Rio nem de longe sinalizavam a intricada trama em que se transformou a segunda etapa da disputa. A reentrada, na cena política nacional, do ex-governador Anthony Garotinho provocou um curto-circuito político no estado. E chamuscou o braço fluminense da campanha tucana ¿ já combalida, no primeiro turno, pelo embate com o PFL, aliado nacional.

O PMDB fluminense, que no primeiro turno foi neutro, decidiu fincar um pé em cada candidatura nacional: Garotinho, presidente regional do partido, optou por Geraldo Alckmin (PSDB). Sérgio Cabral, candidato ao governo do estado, deu as mãos ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ levando com eles aliados de primeira hora de Garotinho.

A aproximação entre Cabral e Lula atraiu para o palanque peemedebista, por exemplo, um antes visceral adversário: o senador Marcelo Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal. O jogo político recomeçou, com as mesmas peças, mas em novas posições.