Título: Jarbas é o maior cabo eleitoral de Mendonça
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 08/10/2006, O País, p. 22

Estratégia do PFL é tentar desconstruir o candidato socialista

RECIFE. Na quinta-feira, em entrevista a uma emissora local de rádio, o ex-governador e senador eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB) deixou escapar uma frase que pode revelar as avaliações do comitê pefelista:

¿ É possível na primeira pesquisa que Mendonça já apareça em segundo plano, porque o candidato (Eduardo Campos) já vinha em ascensão. Mas isso não tem problema, temos o guia eleitoral.

O guia eleitoral é como os pernambucanos chamam a propaganda eleitoral gratuita. Jarbas, eleito senador com a maior votação para o Senado da história do estado, é o maior cabo eleitoral de Mendonça, seu vice, que assumiu o governo quando o peemedebista desincompatibilizou-se para disputar o Senado.

Para Jarbas, a eleição vai ser disputada ¿taco a taco¿. Ele afirmou que, para Mendonça, o negócio é partir para o corpo-a-corpo. Eduardo Campos, que chegou a visitar 18 cidades num só dia no primeiro turno, disse que será mais agressivo no segundo.

¿ Se antes a motivação era grande, agora é muito maior. Vou continuar lutando, sem salto alto, sem clima de já ganhou ¿ afirmou Campos.

Campos quer visitar as cidades que não visitou

Tão logo soube que ia para o segundo turno, pediu à sua assessoria o mapa das 30 das 184 cidades que não teve tempo de visitar. Pretende marcar presença em todas elas.

Diante do crescimento da candidatura do socialista, o PFL lançou a estratégia de desconstruí-lo: ele vem sendo chamado pelo adversário e por Jarbas de ¿candidato do atraso¿, ¿do passado tenebroso¿ e ¿dos precatórios¿, referência à nebulosa operação financeira articulada em 1998, quando Campos era da Fazenda, no segundo governo Arraes, e que teria dado grande prejuízo a Pernambuco.

Por onde passa, Mendonça diz que a operação deixou um rombo avaliado hoje em R$450 milhões, dos quais R$144 milhões são pagos a cada ano.

¿ O estado estava no fundo do poço no passado e meu compromisso é com o futuro do estado, um futuro que ele comprometeu. Quem fez um mau governo (era Campos quem governava de fato na gestão Arraes) tem que ser punido pelo eleitor ¿ diz Mendonça.

Mendonça diz que vai tirar 30% de votos do socialista

Para Campos, a estratégia dos seus adversários pode não dar certo:

¿ Meus adversários estão raivosos, agridem, difamam, mas não vou baixar o nível.

Mendonça afirma que vai tirar 30% de votos do socialista. No primeiro turno, ele teve 39,32% dos votos (1,5 milhão). Campos e Costa somados tiveram 58,95% (2,3 milhões).