Título: PREPARAÇÃO E ATAQUES PRÉVIOS AO ADVERSÁRIO
Autor: Bernardo Mello Franco, Fellipe Awi e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 09/10/2006, O País, p. 4

Lula se reuniu com oito ministros antes de enfrentar Alckmin no debate

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O dia foi de concentração para o confronto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorre à reeleição, e o candidato tucano Geraldo Alckmin dedicaram o domingo à preparação para o debate da TV Bandeirantes. Lula passou a noite de sábado para domingo na residência da Granja do Torto, mas seguiu para o Palácio da Alvorada logo cedo, por volta das 8h30m, com a mulher, Marisa Letícia. Decolou para São Paulo, por volta das 11h, acompanhado de dona Marisa, e dos ministros Tarso Genro (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luis Dulci (Secretaria da Presidência). O presidente almoçou no vôo e aproveitou para ler alguns documentos.

Ao chegar ao hotel Gran Stan Plaza, por volta das 13h, o presidente comentou a disposição do adversário de explorar a questão ética no debate:

¿ Acho ótimo. Não tem tema mais apaixonante do que a questão ética ¿ disse o presidente, que passou a tarde no hotel, reunido com aliados e assessores de campanha, entre eles o coordenador, Marco Aurélio Garcia, o governador eleito da Bahia, Jacques Wagner, os ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Celso Amorim (Relação Exteriores), Luiz Marinho (Trabalho) e Walfrido dos Mares Guia (Turismo).

Por volta das 19h, uma van deixou o hotel e levou os oito ministros que estavam com o presidente a TV Bandeirantes. O presidente, dona Marisa e Marco Aurélio Garcia seguiram pouco depois, às 19h30m, para a sede da emissora.

No final da tarde, Alckmin confirmou que a ética seria a tônica de sua participação no debate. Ele passou o dia na produtora de seus programas de TV, com o publicitário Luiz Gonzalez e com o coordenador nacional da campanha, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), entre outros assessores, preparando-se para o debate. Alckmin disse não temer comparações com o governo Fernando Henrique e antecipou o tom que usaria à noite, contra Lula:

¿ Eu entendo que no governo do Lula o Brasil está perdendo tempo. Em algumas áreas, retrocedendo, o país não pode continuar desse jeito.

¿ O governo do presidente Fernando Henrique, como todo governo, teve acertos e teve erros. Certamente muito mais acertos do que erros. Minha visão é de futuro. Não sou ligado ao passado, acho que o que está em discussão é o futuro.