Título: PROPAGANDA RECOMEÇA ESTA SEMANA
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 09/10/2006, O País, p. 5

Rádio e TV reiniciam hoje programas em 4 estados. No Rio, está indefinido

BRASÍLIA. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão recomeça hoje em quatro dos dez estados onde irão acontecer as disputas em segundo turno para governador. O horário político volta às telas e ao rádio no Pará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Em outros cinco estados, a propaganda será retomada durante a semana e somente não está definida a data do Rio de Janeiro, onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não homologou o resultado do primeiro turno da eleição. A campanha presidencial volta ao rádio e à TV na próxima quinta-feira, com os programas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Neste segundo turno, cada candidato a governador e a presidente terá direito a dois programas diários de dez minutos. Nos locais onde há disputa de segundo turno para o governo será veiculado primeiro a propaganda dos presidenciáveis. Na TV, os horários de exibição serão sempre às 13h e às 20h30m. No rádio, às 7h e às 12h.

Programas serão em todos os dias da semana

Para definir a ordem dos candidatos a governador, cada TRE realizará um sorteio. Para presidente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que sorteará. A cada dia, a ordem será invertida. A propaganda será transmitida todos os sete dias da semana.

No Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB) abrirá o programa, seguida de Olívio Dutra (PT). A candidata terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 32,9% dos votos. O petista recebeu 27,3% dos votos. Pesquisa Ibope, divulgada no sábado, aponta ampla vantagem de Yeda, com 63% dos votos contra 29% de Olívio.

Amanhã recomeça a campanha em Goiás, onde Alcides Rodrigues (PP) enfrenta o senador Maguito Vilela (PMDB) na disputa do governo. Rodrigues ultrapassou Maguito no final da campanha do primeiro turno e terminou com 48,2% dos votos, contra 41,1% do peemedebista.

Na quarta, recomeça o programa no Rio Grande do Norte, onde se enfrentam Vilma Faria (PSB) e o senador Garibaldi Alves (PMDB), que foi o relator da CPI dos Bingos no Congresso. Vilma tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, por muito pouco, não saiu vitoriosa no primeiro turno, quando atingiu 49,57% dos votos válidos.

Em três estados a propaganda recomeça na quinta. No Maranhão, Roseana Sarney (PFL) tem como adversário Jackson Lago (PDT). Até a eleição, Roseana aparecia como vencedora no primeiro turno. No final, o quadro se reverteu e o pedetista conseguiu levar a disputa ao segundo turno. A pefelista teve 47,2% e o pedetista, 34,3% dos votos. Em Santa Catarina, a propaganda também recomeça na quinta. O governador Luiz Henrique (PMDB) concorre com o ex-governador do estado Espiridião Amin (PP). Henrique ficou em primeiro lugar com excelente vantagem sobre o adversário: 48,9% contra 32,7%, diferença de 16 pontos a favor do peemedebista.

Rio pode ter propaganda de novo na quarta

No Rio, a expectativa é de que a propaganda recomece na quarta-feira à noite, se o TRE divulgar hoje o resultado final do primeiro turno. No Paraná, onde a disputa está acirrada, a propaganda volta também no feriado. O governador Roberto Requião (PMDB), antes favorito para vencer no primeiro turno, irá enfrentar o senador Osmar Dias (PDT). Requião recebeu 42,8% dos votos e Dias, 38,6%. O peemedebista deve receber o apoio do presidente Lula no segundo turno.