Título: IDADE MÍNIMA DE APOSENTADORIA NÃO MUDA, GARANTE ALCKMIN
Autor:
Fonte: O Globo, 09/10/2006, O País, p. 9

Coordenador de programa explica propostas para a Previdência

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, não pensa em mexer na idade mínima para a aposentadoria nem em desvincular os benefícios previdenciários do salário mínimo, segundo o coordenador do programa de governo do tucano, João Carlos Meirelles.

¿ Está claro no programa de governo e no site (www.geraldo45.org.br): nunca nem passou pela nossa cabeça discutir a idade mínima para a aposentadoria, porque as circunstâncias brasileiras são muito diferentes das de outros países. Da mesma forma, a desvinculação dos benefícios previdenciários do salário mínimo também não está em pauta. Geraldo sempre diz que a aposentadoria é um dos raros instrumentos de distribuição de renda no Brasil ¿ esclareceu ontem João Carlos Meirelles. ¿ Fica tudo como está.

Meirelles fez o esclarecimento por causa de resposta sobre os planos do candidato para a Previdência dada por um dos coordenadores de campanha de Alckmin, Yoshiaki Nakano, e publicada ontem no GLOBO.

No texto enviando ao jornal por Nakano, indicado pela campanha do PSDB para responder aos pontos abordados pela reportagem, constava a frase ¿A idade mínima de aposentadoria e a desvinculação dos benefícios previdenciários do salário mínimo estão na agenda de todos¿, que deu margem ao mal-entendido. Sobre a reforma da Previdência, Nakano também informou que ela é necessária, mas que não se retiram direitos adquiridos, o que foi confirmado por Meirelles.

¿ Entre os pontos abordados no programa do Geraldo, estão a preservação dos direitos adquiridos e a adoção de novas regras somente para aqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho ¿ disse Meirelles, acrescentando que qualquer mudança no sistema geral de Previdência deverá passar por uma ampla discussão com a sociedade. ¿ Já a reforma da Previdência do funcionalismo público foi aprovada, mas o governo Lula ainda não sancionou.

Tucano quer incluir 58% dos trabalhadores no sistema

O coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin disse ainda o tucano tem propostas para incluir no sistema previdenciário 58% dos trabalhadores que hoje estão fora dele.

¿ Só 42% dos trabalhadores contribuem para a Previdência, que não se sustenta porque o restante não contribui, mas depois acaba recebendo. Só o crescimento econômico e a mudança nos mecanismos de inclusão dos trabalhadores no regime da Previdência poderão resolver o problema ¿ acrescentou João Carlos Meirelles. ¿ Precisamos tirar os trabalhadores da informalidade e simplificar os processos de legalização das micro e pequenas empresas, responsáveis pela contratação de muitos trabalhadores.