Título: CABRAL EXIGE MAIS EMPENHO DE PREFEITOS
Autor: Ludmilla de Lima
Fonte: O Globo, 09/10/2006, O País, p. 8

Candidato cobra resultados no interior; na capital, ele terá o reforço de Lula, em comício na Cinelândia

O candidato a governador Sérgio Cabral, do PMDB, pediu mais empenho dos prefeitos do interior em sua campanha. Principalmente daqueles que, segundo interlocutores do partido, deixaram a corrida pelo Palácio Guanabara de lado em prol da campanha de candidatos a deputado. O resultado das urnas de cada município administrado por aliados do peemedebista será o fiel da balança na correlação de forças políticas no estado.

Na última quinta-feira, o candidato, numa demonstração de força, reuniu 79 dos 92 prefeitos do estado em um almoço. O desempenho de grande parte deles poderá pesar na disputa de forças para a sucessão municipal de 2008. Quem não conseguir o resultado esperado poderá ficar politicamente enfraquecido no novo mapa político estadual e perder espaço para outra liderança.

Cabral fará três comícios com Lula até a eleição

Já na capital, o maior reforço esperado é o do presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, e agora aliado de Cabral. Os dois realizarão, provavelmente, na próxima segunda-feira (a data ainda será confirmada) um comício na Cinelândia, tradicional reduto esquerdista no Rio. Também serão marcados mais dois comícios: um no interior, cuja cidade ainda será definida, e outro no Grande Rio.

¿ Lula é exemplo na política compensatória e na área econômica ¿ elogia.

Cabral, que ontem gravou programa eleitoral ¿ com imagens externas em Bangu, onde filmou programa sobre saúde ¿, diz que a campanha agora ganha novo perfil, com a articulação de novos apoios:

¿ A campanha de segundo turno é completamente diferente. É uma campanha de ações estratégicas e não mais de volume de rua. Até porque não temos mais a eleição para os proporcionais.

O comício na Cinelândia será o ponto alto de um movimento à esquerda iniciado por Cabral neste segundo turno. Por conta da aliança com o presidente Lula, hoje o peemedebista recebe o apoio dos dirigentes do Sindicato dos Petroleiros, em frente à sede da Petrobras, e do PC do B. Amanhã, é a vez de o candidato encontrar representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, de Angra e de Niterói, também eleitores tradicionais dos partidos de esquerda.

De acordo com o peemedebista, até a metade desta semana a campanha estará voltada somente para as articulações e no aguardo de adesões de novos partidos (como o PSDB e o PDT, ainda indefinidos). Só depois começarão as atividades de rua, menos intensas agora por causa também das gravações para a TV.

O GLOBO publica novamente o mapa com a distribuição dos votos para Lula e Alckmin na capital. Na edição de ontem, por engano, a legenda foi trocada. O tucano foi vitorioso em 22 zonas eleitorais, principalmente na Barra e na Zona Sul. Lula venceu em 75 zonas das regiões Norte e Oeste.