Título: CHINA: PREMIER DO JAPÃO EM VISITA HISTÓRICA
Autor:
Fonte: O Globo, 09/10/2006, O Mundo, p. 23
Shinzo Abe escolhe missão espinhosa em sua primeira viagem internacional após eleição
PEQUIM. Com o aumento da tensão na península coreana como pano de fundo, o recém-eleito primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, chegou ontem a Pequim para uma histórica visita oficial de dois dias, que, na prática, representa a primeira ação diplomática do novo governo japonês com o objetivo de recompor a esgarçada relação entre as duas maiores economias da Ásia.
Trata-se da primeira viagem internacional de Shinzo Abe após eleito primeiro-ministro, em 26 de setembro, um gesto surpreendente para um país cujos dirigentes sempre escolhem os Estados Unidos, um ex-inimigo que virou forte aliado, como primeira visita oficial do novo governante. O que não foi ignorado pelo presidente da China, Hu Jintao.
¿ Esta visita é a primeira de um primeiro-ministro japonês em cinco anos, o que representa uma mudança positiva na nossa relação ¿ afirmou Hu Jintao em cerimônia realizada ontem no Grande Salão do Povo. ¿ Espero que esta visita sirva como base para a melhora das relações entre nossos países.
Livros didáticos aumentaram crise
Os dirigentes dos dois países não trocavam visitas oficiais desde 2001, quando o então primeiro-ministro Junichiro Koizumi iniciou idas regulares ao templo de Yasukuni, onde estão enterrados notórios criminosos de guerra ¿ estima-se que o Japão tenha matado mais de 300 mil chineses na invasão do país, durante a Segunda Guerra Mundial ¿ além de japoneses que morreram em conflitos diversos.
Fragilizada, a relação entre China e Japão ficou ainda pior ano passado, quando o governo japonês aprovou o uso de livros didáticos nos quais as atrocidades cometidas pelo país na Segunda Guerra Mundial foram suavizadas. Protestos tomaram conta das principais cidades chinesas e até a embaixada japonesa em Pequim foi atingida com pedras e garrafas. Abe deu sinais de que esta relação vai mudar:
¿ A escolha da China como meu primeiro destino de viagem após ser eleito mostra a importância que tem nossa relação ¿ afirmou o primeiro-ministro. ¿ Como vocês sabem, eu sou o primeiro premier eleito nascido após a Segunda Guerra Mundial.
Abe se encontrou com o presidente da China com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e com o chefe do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, Wu Bangguo.
Segundo analistas asiáticos, a visita de Shinzo Abe ¿ um político considerado ainda mais conservador que Koizumi ¿ tem potencial para repetir o impacto que a visita do presidente dos EUA Richard Nixon, um republicano conservador, causou na relação entre a China e os EUA em 1972.
¿Esta visita é breve, mas muito importante do ponto de vista simbólico, e especialmente estratégica neste momento de tensão na região¿, afirmou um assessor de Shinzo Abe, pedindo anonimato, à imprensa estatal chinesa. Ele se referia às ameaças da Coréia do Norte de realizar testes nucleares na região nos próximos dias.