Título: EXAME DAS CAIXAS-PRETAS EM TERRITÓRIO NEUTRO
Autor: Antonio Werneck e Ruben Berta
Fonte: O Globo, 09/10/2006, O País, p. 10
Comandante da Aeronáutica envia os equipamentos do Legacy para análise no Canadá
BRASÍLIA. A guerra de informações no Brasil e no exterior sobre as prováveis causas do choque entre o Boeing 737-800 da Gol e o jato Legacy da empresa americana ExcelAire levou as autoridades brasileiras a adotarem uma medida adicional para evitar qualquer suspeição ou dúvidas sobre as conclusões das investigações. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, informou ontem que as caixas-pretas do Legacy foram encaminhadas para uma releitura e análise na sede da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), que fica no Canadá, onde já estão as caixas-pretas do Boeing da Gol.
Decisão é tomada para demonstrar isenção
Perguntado por que as caixas-pretas do Legacy foram encaminhadas ao Canadá, já que a leitura já foi feita pelo fabricante, que é a empresa brasileira Embraer, Bueno respondeu:
¿ Primeiro, é a sede da aviação civil internacional. Segundo, é um lugar neutro. Não se poderia desvendar tudo aquilo que existe nas caixas-pretas aqui porque há interesses locais, ou seja, o jato Legacy é da Embraer. Para que não haja suposição ou, vamos dizer, ilações, há necessidade de se colocar (as caixas-pretas) num lugar neutro e o lugar melhor é no Canadá.
Segundo graduada fonte da Aeronáutica, a leitura das caixas-pretas feita na Embraer já seria suficiente para as conclusões da comissão que investiga as causas do acidente. Mas as autoridades resolveram dar uma demonstração de isenção completa no caso, encaminhando as caixas para análise da Oaci, no Canadá. Especialistas garantem que o sistema de registro de informações das caixas-pretas é à prova de fraudes. Impede que uma informação seja apagada ou omitida na leitura.
Pronunciamento só após a conclusão das investigações
O comandante da Aeronáutica disse que, enquanto as investigações estiverem em andamento, as autoridades não poderão se pronunciar, nem antecipar qualquer conclusão:
¿ Só vamos poder nos pronunciar após o encerramento da investigação. E essa investigação tem que ter todos os dados das caixas-pretas. A partir daí é que se pode chegar a alguma conclusão.
Nos bastidores, militares da Aeronáutica demonstram preocupação com a tentativa da imprensa internacional de desqualificar o sistema de Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro (Cindacta) e com a ofensiva da empresa americana ExcelAire no mesmo sentido. Enquanto os militares da FAB já têm convicção de que o acidente foi causado por falha dos pilotos americanos na condução do jato Legacy, os advogados da empresa proprietária do jato sustentam que não houve qualquer falha, apenas a falta de comunicação dos pilotos com o controle.