Título: ATUAÇÃO DE ALCKMIN NO DEBATE EMPOLGA TUCANOS
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 10/10/2006, O País, p. 9

Se alguém tinha alguma dúvida sobre as precariedades do presidente, agora não tem mais¿, diz coordenador

BRASÍLIA. O desempenho do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, no primeiro debate com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anteontem à noite, na TV Bandeirantes, entusiasmou seus aliados, que desde o início da campanha cobravam dele uma postura mais agressiva em relação ao governo do PT. Segundo o coordenador da campanha tucana, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o tom mais duro usado por Alckmin estava previsto. Na sua opinião, o mais importante foi mostrar as debilidades de Lula.

¿ O presidente Lula não se encontrou durante todo o debate e deixou à mostra suas debilidades. Do ponto de vista da sociedade, se alguém tinha alguma dúvida sobre as precariedades do presidente e de um novo governo dele, agora não tem mais ¿ afirmou Guerra, ressaltando a boa receptividade que o tucano vem tendo por onde passa: ¿ O Alckmin já não consegue andar nas ruas de São Paulo sem ser imediatamente cercado por uma multidão.

¿Alckmin tem por FH a responsabilidade de eleitor¿

Para o coordenador adjunto da campanha tucana, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), o presidente Lula fracassou na sua tentativa de atacar Alckmin com comparações de dados do seu governo com o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

¿ Geraldo Alckmin tem, com relação ao governo Fernando Henrique, a responsabilidade de um eleitor, de quem deu o voto, mas não participou do seu governo. Era governador e vice-governador de São Paulo, não poderia, de maneira nenhuma, ser acusado pelos acertos, e também pelos erros, da administração. E tem um fato curioso: o presidente Lula é inteiramente conhecedor dos fatos do governo do outro e não sabe de nada do seu governo? ¿ provocou o senador pefelista.

Destacado na semana passada para supervisionar a campanha de Alckmin na região Norte, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse considerar que o candidato tucano teve um desempenho muito superior ao do presidente Lula.

¿ Lula foi inseguro, arrogante e em alguns momentos até rude. Ele fez ironias sobre a ausência do presidente Fernando Henrique, perguntando se nós estávamos interessados em escondê-lo, mas eu mesmo poderia citar uma lista de pessoas do governo dele que envergonham a nação ¿ afirmou Virgílio.

Na avaliação do líder do PFL, senador Agripino Maia (RN), Alckmin expressou no debate a indignação da sociedade brasileira em relação às denúncias que atingem o governo Lula.

Agripino: ¿Ele retratou a indignação da população¿

Agripino afirmou estar convencido de que o clima eleitoral agora está a favor do candidato tucano. O senador disse ter sido ovacionado ontem durante uma reunião com 600 líderes políticos do Rio Grande do Norte, quando reiterou seu voto em Alckmin.

¿ Alckmin conseguiu com perfeição retratar a indignação da população brasileira com tantas denúncias de corrupção. De resto, o presidente tentou divulgar alguns números, falseando a verdade e agindo com má- fé. Ele tentou iludir a opinião pública, enquanto Alckmin mostrou estar preparado para assumir a Presidência da República ¿ afirmou Agripino.