Título: SEM JANDIRA, PCDOB DÁ APOIO A CABRAL
Autor: Flávio Feire
Fonte: O Globo, 10/10/2006, O País, p. 14

Candidata derrotada não foi ao ato de adesão; PDT decide se manter neutro

O arco de alianças em torno do candidato a governador Sérgio Cabral, do PMDB, ganhou mais um reforço: a direção do PCdoB anunciou ontem o apoio à candidatura do peemedebista, em ato político realizado na sede do partido, com a presença de Cabral. O evento contou com líderes da legenda, como o deputado estadual Edmilson Valentim e o vereador Fernando Gusmão, mas a deputada Jandira Feghali não compareceu. Ela foi derrotada ao Senado, depois de uma campanha polêmica, pelo deputado Francisco Dornelles (PP), aliado de Cabral.

Já os militantes do PDT atrapalharam os planos da direção do partido e de Sérgio Cabral. Por 96 votos, venceu a tese da neutralidade na eleição estadual do Rio de Janeiro. Apenas 43 integrantes do diretório votaram em Cabral, e um em Denise Frossard (PPS). A decisão foi tomada em reunião de pouco mais de duas horas, em que houve forte pressão dos militantes contra o apoio a Cabral, o que era defendido pela executiva. Conformado, o presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que ninguém poderá usar a sigla do partido.

¿ Temos dificuldade de assimilar os dois candidatos porque eles representam pessoas que traíram o partido, Garotinho e Cesar Maia ¿ disse Lupi.

O ato no PCdoB é mais um dos compromissos com representantes de setores da esquerda tradicional que vêm sendo cumpridas por Cabral desde que foi fechada a aliança com o presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT. Amanhã, Lula vem ao Rio para um comício ao lado de Cabral na Baixada Fluminense, provavelmente em Duque de Caxias. Na próxima semana os dois estarão juntos num comício na Cinelândia.

Jandira passou o dia em Brasília

Cabral negou ontem que haja constrangimentos na relação com o PCdoB por causa dos atritos entre Jandira e Dornelles:

¿ Tenho uma amizade fraterna com o PCdoB, que sempre me apoiou para presidente da Assembléia Legislativa. Tenho uma relação muito boa com todos eles, não há qualquer saia justa. Com a Jandira inclusive.

Apesar das divergências no primeiro turno, a presidente do PCdoB, Ana Rocha, justifica a aliança como uma batalha pela reeleição de Lula:

¿ Ela (Jandira) sofreu ataques de diversas formas, mas estamos agora em outra batalha.

Jandira passou o dia em Brasília. Segundo sua assessoria, ela participou de votações no Congresso e se reuniu com coordenadores da campanha de Lula.

Antes do ato no PCdoB, o candidato esteve à tarde em frente à sede da Petrobras, no Centro, onde recebeu o apoio do Sindicato dos Petroleiros, ligado ao presidente Lula. A agenda de Cabral ontem incluiu um almoço oferecido pela Associação Comercial de Madureira na quadra da Escola de Samba Império Serrano. Cabral fez uma série de promessas aos comerciantes, como isentar de ICMS os microempresários, levar um restaurante popular ao bairro e dobrar o efetivo do 9ºBPM (Rocha Miranda). No fim, fez uma crítica indireta à governadora Rosinha Garotinho, sua aliada:

¿ Serei um governador que não se isolará no palácio, que estará sempre dialogando com as comunidades.

O presidente do Tribunal Regional do Rio (TRE), desembargador Roberto Wider, anunciou que a campanha eleitoral começará quarta-feira, às 18h. O programa de Denise Frossard será o primeiro a ir ao ar, quarta-feira, às 20h30m. Na quinta, a partir das 7h30m, os dois candidatos veiculam seu programa eleitoral nas rádios. As assessorias de Cabral e Frossard chegaram a um acordo quanto ao dia do debate na TV Bandeirantes: dia 15.

COLABOROU: Rogério Daflon